Governo do Estado do Espírito Santo
13/08/2018 17h06

População participa de oficinas de enquadramento e plano de ações das bacias hidrográficas do Espírito Santo

Durante o mês de agosto a população que mora próximo às bacias hidrográficas dos rios Itaúnas,  São Mateus, Novo, Itapemirim e Itabapoana terá a oportunidade de contribuir, mais uma vez, para a elaboração do Plano de Bacia. As oficinas de Enquadramento e Plano de Ações tem como objetivo central validar as propostas técnicas e compartilhar com a sociedade informações sobre o processo de elaboração do Plano. O evento conta com a presença da equipe técnica do Plano de Bacia e dos membros dos Comitês de Bacia Hidrográficas (CBH’s).

As oficinas das bacias do Sul serão realizadas nos dias 13, 14 e 15 de agosto, sendo bacia do Rio Novo, bacia do Itabapoana e bacia do Itapemirim, respectivamente. As bacias do Norte serão realizadas nos dias 29 e 30 de agosto, sendo bacia do Rio Itaúnas e São Mateus, respectivamente.

As oficinas fazem parte do processo de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia que está sendo desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), o Instituto Jones Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e os Comitês de Bacia Hidrográficas do Espírito Santo.

O objetivo da oficina de Enquadramento é apresentar à sociedade o resultado do processo de modelagem da qualidade da água, com base na manifestação de vontades de uso da sociedade e validar a proposta de enquadramento da equipe técnica. Na oficina do Plano de Ações os esforços estão voltados para receber da sociedade contribuições de ações para serem inseridas no Plano e validar as propostas apresentadas pela equipe técnica.

Planos de Bacias

O projeto do Plano de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo teve início em 2017 e tem previsão de térmico para novembro de 2018. Está dividido em três grandes etapas: Diagnóstico e Prognóstico; Enquadramento; e o Plano de Ações.

Na Fase A – Diagnóstico e Prognóstico das condições das águas –, realizada em 2017, foi feito um levantamento de dados e informações sobre as águas das bacias com o objetivo de compreender as relações de causa e efeito da situação atual/real e futura de qualidade e quantidade de água na bacia.

Na Fase B – Enquadramento –, que está em andamento, será definido qual o nível de qualidade da água que cada trecho do rio deverá ter a partir da definição dos usos futuros (feito pelos membros dos comitês e sociedade civil).

Na Fase C – Plano de Ações –, que está em andamento, serão elaboradas as ações necessárias para alcançar as metas de qualidade e quantidade de água nas bacias.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard