Governo do Estado do Espírito Santo

CBH Rio Novo

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Novo (CBH - Rio Novo) foi instituído por meio do Decreto nº 1350-R, de 08 de julho de 2004, publicado no DIOES em 09 de julho de 2004.

A bacia hidrográfica do Rio Novo está localizada na região sul do Estado do Espírito Santo. Possui uma área de drenagem de aproximadamente 776,9 km² que abrange completamente os municípios de Rio Novo do Sul e Iconha e parcialmente os municípios de Vargem Alta, Itapemirim e Piúma, somando uma população de cerca de 96.095 habitantes, no ano de 2017. Seus limites físicos ocorrem ao norte com a Bacia Hidrográfica do Rio Benevente, a oeste com a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim e a sudeste com o Oceano Atlântico.

O Rio Novo, cuja extensão é de aproximadamente 80 km, nasce na Serra do Richmond, na localidade de Ipeaçu, município de Vargem Alta, a uma altitude em torno de 800m. Seu principal afluente é o rio Iconha, que nasce da confluência de três rios: Ribeirão Inhaúma, Ribeirão Monte Alegre e o Ribeirão São Pedro. O córrego Rodeio, afluente do Ribeirão Monte Alegre, corresponde à nascente mais alta do rio Iconha, na localidade de Princesa, em Rio Novo do Sul, também a uma altitude de 800 m em um prolongamento da Serra do Richmond. Outro importante curso de água da bacia é o Ribeirão Concórdia, cuja confluência com o Rio Novo se dá já na divisa de Vargem Alta e Rio Novo do Sul.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard