Governo do Estado do Espírito Santo

CCBH Itabapoana

O Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana (CCBH Itabapoana) foi instituído por meio do Decreto nº 4110-R, de 05 de junho de 2017, publicado no DIOES em 06 de junho de 2017.

A porção capixaba da bacia hidrográfica do Rio Itabapoana está localizada na região sul do Estado do Espírito Santo. A Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana possui uma área de drenagem de 4.875 km² e inclui 18 municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Por isso, o rio Itabapoana é um corpo hídrico de domínio da União. Seus limites físicos se localizam ao norte com a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, ao sul com a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, à oeste com a Serra do Caparaó e com a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e à leste com o Oceano Atlântico.

No Estado do Espírito Santo, a área de drenagem é de aproximadamente 2.696 km². Essa área abrange completamente os municípios de Divino de São Lourenço, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá e Mimoso do Sul e parcialmente os municípios de Dores do Rio Preto, Muqui e Presidente Kennedy, apresentando uma população, estimada por projeção, de 118.382 habitantes no ano de 2017.

A Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana possui o Rio Itabapoana como rio principal, cuja nascente se localiza na região da Serra do Caparaó (MG), em Alto Caparaó, com a denominação de Rio Preto.

    Tópicos:
    cbhitabapoana
    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard