Governo do Estado do Espírito Santo

Postos Avançados

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) implantou dez postos de atendimento no interior do Estado. Com a iniciativa do órgão, agricultores de todo o Estado já não precisam mais se deslocar à sede da Agerh para fazer o cadastro e receber o certificado que autoriza a captação de água para irrigação. Nos postos, os irrigantes podem solicitar o Certificado de Regularidade de Uso de Recursos Hídricos, conhecido como Outorga Provisória, que fica pronto na mesma hora.

Os Postos Avançados, como são conhecidos, estão localizados nos municípios de Pinheiros, Nova Venécia, Linhares, Colatina, Santa Leopoldina, Afonso Cláudio, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim. O atendimento é realizado nos escritórios regionais do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que apoia a ação.

Com o certificado, o usuário regulariza a sua situação na Agerh, evita penalidades e pode ter acesso a financiamentos bancários. O certificado é válido até que o processo de análise de outorga seja finalizado.

Além de proporcionar mais agilidade à liberação do certificado e comodidade aos usuários, o objetivo da Agerh é realizar um cadastro para identificar, caracterizar, classificar e mapear os usos e os usuários de recursos hídricos nas bacias hidrográficas do Espírito Santo para implantação, operacionalização e aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão de recursos hídricos.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard