29/02/2016 21h33

Nova Venécia e Colatina recebem reunião pública sobre cadastramento de poços

A Instrução Normativa 01/2016 da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), publicada em janeiro, determina o cadastramento dos usuários de águas subterrâneas em terras capixabas no prazo de até 90 dias. Para divulgar o conteúdo da Instrução e esclarecer dúvidas, a Agerh, em parceira com os Comitês de Bacias Hidrográficas estaduais, está realizando reuniões públicas regionais. As próximas serão realizadas nesta terça (01) e quarta-feira (02), em Nova Venécia e Colatina, respectivamente.

Todos os poços de captação de água do Estado deverão ser cadastrados na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). A Instrução Normativa foi publicada no Diário no fim de janeiro e determina o cadastramento dos usuários de águas subterrâneas em terras capixabas no prazo de até 90 dias.

A medida tem o objetivo de garantir segurança e racionalidade na utilização da água subterrânea, além de orientar os usuários de recursos hídricos a respeito das condições necessárias para seu uso. O cadastramento também abrange captações em nascentes, cacimbas, poços escavados de até quatro metros quadrados de abertura, barragens e também é obrigatório para os usos futuros de águas subterrâneas, ou seja, os usuários que têm intenção de construir novos poços também devem cadastrá-los no sistema da Agerh.

O cadastro dos usos de águas subterrâneas, existentes e futuros, deve ser realizado pela internet por meio do site da Agerh. Após a realização do cadastro, tendo cumprido todos os requisitos necessários, o usuário receberá da Agência a Declaração de Uso de Água Subterrânea no prazo de até 60 dias. A Declaração terá vigência de um ano.

Os donos de poços que não fizerem o cadastramento serão considerados irregulares e estarão sujeitos a multas, lacre dos poços e perda do direito a financiamentos e benefícios fiscais.

A ação da Agerh representa o primeiro passo para a implantação da outorga de direito de uso também para água subterrânea no Espírito Santo, que hoje só é exigida para a captação de águas superficiais, que abrange rios, barragens e lagoas.

Duas reuniões regionais já foram realizadas para a divulgação da Normativa. Uma em Viana e outra em Cachoeiro do Itapemirim.

Como realizar o cadastro

O cadastramento do uso de águas subterrâneas deve ser feito no site da Agerh: www.agerh.es.gov.br. O usuário deve acessar, à esquerda da página, ‘Cadastro de Águas Subterrâneas’ e fazer o download do formulário. Depois de preenchido, enviar por e-mail para ceas@agerh.es.gov.br. No link o usuário também vai ter acesso ao Manual de Orientações Técnicas para Cadastro de Águas Subterrâneas, que explica o passo a passo para realizar o cadastro e enviá-lo à Agerh.

Cronograma das Reuniões

01 de março, às 14 horas, no Ifes de Nova Venécia.

02 de março, às 14h30m, no auditório do Ifes de Colatina.

Agência Estadual de Recursos Hídricos - Agerh

Adriano Leão