Governo do Estado do Espírito Santo

Ações do Programa

A implementação do Probacias-Sul I, consiste de ações voltadas ao saneamento básico rural, especificamente “tratamento de efluentes sanitários rurais”, e de controle de atividades geradoras de sedimento, incluindo ações de conservação de estradas rurais vicinais, sendo previsto o atendimento de aproximadamente 700 (setecentos) propriedades rurais, conforme adesão voluntária dos produtores rurais ao projeto.

Para a realização das ações, foram destinados equipamentos (patrulhas mecanizadas e kits tratamento de efluentes sanitários rural), capacitações de técnicos e produtores rurais e monitoramento da qualidade e quantidade da água em pontos estratégicos na área de abrangência do Programa. A seguir detalhamento das ações:

  • Conservação de solo

Cada município participante do Programa recebeu uma patrulha mecanizada para a realização de ações de conservação de solo, com intervenções mecanizadas para a construção de tecnologias sociais sustentáveis, sendo elas: bacias de infiltração (barraginhas), caixas secas e terraço em nível (cochinho).

  • Saneamento básico rural

Além das práticas de conservação de solo, o Probacias integra às ações, o tratamento de efluentes sanitários rural, através da instalação de Kit de tratamento de efluentes, composto por: 01 biodigestor de 600 L, uma caixa de gordura de 25 L e um leito secagem de lodo de 90 L.

  • Capacitação

Outra ação potencializada, é a capacitação de servidores locais, com foco no aperfeiçoamento de conhecimentos, com destaque para “Curso para Operação de Máquinas Pesadas na Conservação do Solo e da Água (módulo teórico e prático)”; “Elaboração de Projeto Individual de Propriedade (PIP)”; “Instalação e Manutenção de Módulos Sanitários Rurais (biodigestores)” e “Educação Ambiental”.

Os grupos capacitados até o momento, foram: Operadores de Máquinas e Técnicos das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos três municípios, além da participação ativa de servidores locais e regionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

  • Monitoramento

O Programa prevê a realização de aproximadamente 140 campanhas de monitoramento de qualidade e quantidade de água em 12 (doze) pontos estratégicos em sua área de abrangência. Serão realizadas medições de vazão dos cursos hídricos, e coletadas amostras de água para a análise de 21 (vinte e um) parâmetros, dos quais serão avaliados a evolução de melhorias proporcionadas pelas ações do Programa.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard