Governo do Estado do Espírito Santo

Unidades Demonstrativas

Frente a importância de aumentar a resiliência das bacias hidrográficas, principalmente associadas a eventos hidrológicos extremos, como cheias e secas, e ações para melhoria da qualidade e aumento da quantidade de água, inicia-se a implementação do Probacias, por meio de Unidade Demonstrativa, primeiramente na Região Sul do ES, denominando-se Probacias Sul I.

Importante destacar que Probacias-Sul I é proposto em conformidade com a Agenda 2030, que trata dos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS” aprovados pela ONU em 2016. O desafio das águas é transversal ao conjunto de ODS, particularmente o ODS 6, que trata de água e saneamento para todos. Entre as diversas metas relacionadas a este objetivo, destaca-se o acesso universal e equitativo à água potável; o acesso ao saneamento; a eliminação de despejo de produtos químicos; o aumento da reciclagem e da reutilização segura da água; a implementação da gestão integrada dos recursos hídricos e a proteção dos ecossistemas relacionados com a água, tais como florestas, rios, zonas úmidas, aquíferos e lagos.

O Probacias Sul I apresenta como áreas de atuação, as bacias hidrográficas do Rio Itapemirim e do Rio Novo, com ações em três municípios, sendo: microbacia Córrego Bom Destino, no Distrito de Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), Microbacia Córrego São Domingos (Muqui) e microbacia Cabeceira Rio Novo, em Richmond e Guiomar (Vargem Alta).

   A seguir, apresenta-se a área de contribuição e número aproximado de propriedades cadastradas em cada microbacia contemplada:


PÚBLICO-ALVO

Diretamente: Proprietários/produtores rurais presentes nas áreas de abrangência do Probacias Sul I nas microbacias de Bom Destino (Cachoeiro de Itapemirim), Córrego São Domingos (Muqui) e Rio Novo (Vargem Alta).

Indiretamente: Comunidades localizadas à jusante de cada microbacia contemplada, de forma a contribuir para a melhora da qualidade e aumento da quantidade de água nos mananciais hídricos afluentes dos Rios Itapemirim e Novo.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard