Desde 2013, a Agência tem como objetivo promover os usos múltiplos da água, de forma descentralizada, integrada e participativa.
A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) comemora, nesta quinta-feira (16), oito anos de funcionamento. O órgão estadual da Administração Pública indireta se tornou uma autarquia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) no dia 16 de dezembro de 2013, com a publicação da Lei 10.143/2013.
Desde então, a Agerh tem como objetivo promover os usos múltiplos da água, de forma descentralizada, integrada e participativa. Sua finalidade é executar a Política Estadual de Recursos Hídricos, regular o uso das águas superficiais e subterrâneas e realizar o monitoramento hidrológico no Estado do Espírito Santo.
Os oito anos celebram avanços na gestão de recursos hídricos que impactam positivamente o meio ambiente, as pessoas e as atividades produtivas no Espírito Santo.
O último ano foi marcado por melhorias nos procedimentos de planejamento, regulação de usos de recursos hídricos, segurança de barragens para armazenamento de água e monitoramento de eventos hidrológicos extremos, com investimentos na formatação de sistemas de alerta para inundações.
Em 2021, as ações de conservação de água e solo e o incentivo ao uso racional da água também foram priorizadas, com destaque para o Probacias e o projeto Água na Medida, que atendem a comunidades e a microbacias no sul e no norte do Estado.
Para o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, a criação da Agerh foi um dos marcos mais importantes para a sustentabilidade ambiental, econômica e social do Espírito Santo, uma vez que é o órgão que coordena a gestão de recursos hídricos no Estado.
“A água é o principal fator de desenvolvimento regional. De forma bem gerida, é sinônimo de qualidade de vida para o campo e para as cidades. Desde 2013, nós avançamos muito nessa pauta, principalmente no que se refere à definição de políticas públicas voltadas para a gestão de recursos hídricos no Espírito Santo. Hoje comemoramos com o compromisso de seguir aprimorando nossos serviços à população capixaba e intensificando o processo de revitalização das bacias hidrográficas”, comemorou Ahnert.
Na área administrativa, ressalta-se a contratação de 14 profissionais em designação temporária, que contribuem para a gestão em todos os setores da autarquia.
Nesta quinta-feira (16), a Agerh comemorou o aniversário entregando coletes de identificação, equipamentos de proteção e canecas de cerâmica aos servidores. Esta última, em especial, como forma de incentivo à diminuição do uso de copos plásticos na sede da autarquia, no Centro de Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207|99935-0085
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES