A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e a Associação dos Irrigantes do Estado do Espírito Santo (Assipes), assinaram, na tarde dessa quarta-feira (25), um protocolo de intenções para desenvolver um Selo de Certificação de Irrigação Sustentável. O documento foi assinado durante a oficina de criação do Polo da Agricultura Irrigada, que aconteceu no município de Pinheiros.
A criação do selo tem como objetivo incentivar os produtores a adotarem práticas de irrigação sustentável, promovendo o uso responsável da água, a conservação dos recursos hídricos e o reconhecimento dos produtores que contribuem para a sustentabilidade na agricultura do estado.
O protocolo de intenções, firmado entre a Agerh e a Assipes também prevê a criação de um Grupo de Trabalho (GT), que pode ser formado por outras instituições com relação na temática de agricultura e meio ambiente. O projeto de desenvolvimento do Selo de Certificação de Irrigação Sustentável, será elaborado e aprimorado baseado em critérios técnicos e jurídicos.
O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, explica que com a criação do selo de irrigação sustentável, o agricultor que atender aos critérios estabelecidos no projeto e estiver habilitado a receber esse selo, estará adotando práticas sustentáveis de irrigação, o que é muito positivo para uma sustentabilidade hídrica.
“Esse projeto é uma iniciativa muito importante, que vai na direção da integração entre a gestão ambiental, principalmente de recursos hídricos, com o esforço de fazer uma agricultura mais sustentável, tanto nos aspectos da economia, como na racionalidade do uso da água na agricultura. A partir desse selo, poderemos criar mecanismos para agilizar instrumentos importantes de recursos hídricos, como a outorga”, destacou Ahnert.
O presidente da Assipes, Thiago Orletti, ressalta que a assinatura do protocolo de intenções para o Selo de Certificação de Irrigação Sustentável representa um marco significativo no setor agrícola da região e que o selo merece reconhecimento e apoio, pois visa aprimorar a agricultura, garantir o uso responsável da água e contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado e do país.
“A criação do selo do irrigante é um passo importante na direção da garantia de uma produção agrícola mais eficiente, sustentável e economicamente viável. A parceria entre a Assipes e a Agerh, que resultou na concepção do selo é um exemplo de cooperação entre o setor público e privado, em busca de soluções que beneficiem a sociedade como um todo”, completou Thiago Orletti.
Estiveram presentes na assinatura do protocolo de intenções representantes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), consórcio Público Prodnorte, Sindicato Rural Patronal, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), entre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Kelly Badaró
(27) 3347-6207 / 99887-6072
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES