Governo do Estado do Espírito Santo
09/12/2025 16h26 - Atualizado em 09/12/2025 16h28

Agerh e Igam avançam na integração para aprimorar a infraestrutura hídrica

O Igam apresentou a proposta que vem desenvolvendo para organizar o planejamento e a gestão da infraestrutura hídrica em Minas Gerais.

Com o objetivo de avançar na cooperação das ações de planejamento e gestão da infraestrutura hídrica, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) participou de uma reunião técnica com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), na última sexta-feira (05), em Belo Horizonte. Participaram da reunião, o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca; o diretor-geral da Agerh, Fábio Ahnert; e os técnicos em recursos hídricos, Ricardo Valory e Rafael Wolfgramm.

Durante o encontro, o Igam apresentou a proposta que vem desenvolvendo para organizar o planejamento e a gestão da infraestrutura hídrica no Estado de Minas Gerais. O modelo prevê mecanismos de gestão, para ações estruturantes como: obras de reservação de água, essenciais para garantir oferta durante períodos de estiagem; adutoras e sistemas de transferência de água; barragens de contenção de cheias, para reduzir impactos de eventos climáticos intensos.

De acordo com Fábio Ahnert, a agenda fortaleceu a cooperação entre os dois estados, que compartilham desafios semelhantes relacionados à oferta de água na bacia do rio Doce, períodos de estiagem e eventos extremos de chuva. “Como somos estados vizinhos e compartilhamos muito a gestão da bacia do rio Doce, fomos lá para trocar essa experiência, com o objetivo de replicar esse modelo aqui no Estado. Trata-se de uma proposta de planejamento e ações de obras que vão ampliar a disponibilidade de água bruta para o Espírito Santo, garantindo melhor enfrentamento dos períodos de seca”, destacou.

“Além disso, discutimos reservatórios para contenção de cheias, visando minimizar impactos de inundações em períodos de chuvas intensas. Tudo isso envolve planejamento, concepção, gestão e operação dos sistemas”, acrescentou Fábio.

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, reforçou o papel estratégico da cooperação. “O diálogo entre os estados fortalece a governança e permite que modelos bem-sucedidos sejam adaptados às diferentes realidades. A integração técnica entre Igam e Agerh é fundamental para aprimorar a gestão da bacia do rio Doce e aumentar a resiliência hídrica”.

“O modelo de Minas traz conceitos que podem ser adaptados à nossa realidade. A partir dessa troca, conseguimos fortalecer o planejamento de obras que ampliam a resiliência hídrica do Espírito Santo e nos preparam melhor tanto para períodos de escassez quanto para situações de cheia”, pontuou Fábio Ahnert.

A iniciativa reforça o compromisso da Agerh com a modernização da gestão de recursos hídricos e a construção de soluções integradas para segurança hídrica. A expectativa é que o intercâmbio de experiências com o Igam contribua para aprimorar o planejamento de infraestrutura hídrica no Espírito Santo e promover ações mais eficientes na bacia do rio Doce.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Georgia Gonçalves
(27) 3347-6207/ 98154-5044
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard