O Núcleo de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Nurbhs), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), realizou na última sexta-feira (16) e no sábado (17), as primeiras oficinas de educação ambiental em três unidades demonstrativas localizadas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Muqui. Os encontros aconteceram nas comunidades de Mangueira (Cachoeiro de Itapemirim) e Guiomar e Richimond (Vargem Alta), reunindo moradores e produtores rurais para discutir práticas sustentáveis e a importância da preservação dos recursos hídricos.
As oficinas, que atendem às metas do Projeto Probacias Sul I, abordam temas essenciais como a Conservação de Água e Solo, Saneamento Básico Rural e Monitoramento Ambiental. O projeto é executado com o apoio financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua), além do apoio técnico e logístico do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e dos municípios envolvidos.
De acordo com o coordenador do Nurbhs, Ricardo Valory, as oficinas de Educação Ambiental têm como principal objetivo informar, esclarecer dúvidas e capacitar os moradores e produtores rurais das Unidades Demonstrativas do Probacias. "A realização dessas oficinas é de extrema importância para garantir que as comunidades envolvidas compreendam e se apropriem das práticas sustentáveis promovidas pelo projeto. A educação ambiental é uma ferramenta poderosa para a mudança de comportamento e para a promoção do desenvolvimento rural sustentável", disse.
No âmbito das ações de saneamento básico rural, o projeto se destaca pela instalação de kits de Tratamento de Efluentes Domésticos Rurais, que incluem biodigestores, caixas de gordura, leitos de secagem de lodo e valas de infiltração. Até o momento, foram instalados 110 kits na microbacia de São Domingos (Muqui), 114 kits nas microbacias de São João da Mata e Córrego Bom Destino (Cachoeiro de Itapemirim), além do início da instalação de 300 kits na Cabeceira do Rio Novo (Vargem Alta).
Para apoiar a execução das oficinas, a Agerh realizou um processo licitatório e contratou a Assessoria Biosoles, especializada na área, liderada por Thais Theodoro de Faria ME. Essa parceria tem sido fundamental para a aplicação de metodologias participativas que envolvem ativamente os participantes, facilitando a compreensão dos temas técnicos abordados.
Para ampliar o alcance e a eficácia das ações, a Agerh, com assessoria da Biosoles, também desenvolve materiais informativos, incluindo cartilhas sobre os temas gerais do projeto e um guia prático para a manutenção dos kits de tratamento de efluentes domésticos rurais. A meta do Projeto Probacias é impactar cerca de 2.000 pessoas, direta e indiretamente, por meio dessas ações educativas.
As próximas oficinas estão programadas para as seguintes datas:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Kelly Badaró
(27) 3347-6207
kelly.cremasco@agerh.es.gov.br / asscom@agerh.es.gov.br