28/09/2017 12h43

Agerh realiza ação de conscientização em Itaguaçu

Com o objetivo de minimizar os problemas causados pela falta de água, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) promoveu uma ação de conscientização junto a produtores rurais nos municípios de Itaguaçu e Itarana, no noroeste do Estado, nessa quarta-feira (27). A região sofre com a escassez de chuvas que causou a diminuição da vazão do Rio Santa Joana, prejudicando o abastecimento de moradores e produtores da região.

A situação é tão grave que a Prefeitura de Itaguaçu decretou Estado de Emergência no município e o Comitê de Bacia instaurou um Acordo de Cooperação Comunitária (ACC) restringindo ainda mais a captação de água na região, que já estava limitada ao período noturno segundo a Resolução Agerh 058/2017, em vigor desde o início de setembro. Com o ACC, a captação para fins de irrigação deve ocorrer em dias alternados e apenas no período noturno enquanto o rio estiver enquadrado na cor Amarela da escala de cores definida pelo Comitê, que varia de Verde a Vermelha.

De acordo com o ACC, em Itarana e Afonso Cláudio a captação pode ser realizada nas segundas, quartas e sextas, enquanto em Itaguaçu e Colatina nas terças, quintas e sábados. A captação aos domingos está proibida, exceto para o consumo humano e para a dessedentação de animais.

Duas equipes da Agerh estiveram no local. Uma percorreu o leito do rio monitorando a vazão do Santa Joana enquanto a outra equipe visitou produtores rurais para explicar sobre a importância de se cumprir o Acordo de Cooperação Comunitário e verificar se o Acordo está sendo cumprido. A ação ocorreu com o apoio da Polícia Militar Ambiental, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) de Itaguaçu e Itarana.

Durante a ação, alguns produtores foram flagrados realizando captação de água durante o dia. Eles foram orientados a desligarem os equipamentos e instruídos sobre as restrições e os horários permitidos para a prática. Como a ação era de conscientização e orientação, não houve emissão de autos de infração, mas a Agerh vai continuar monitorando o rio Santa Joana.