14/02/2020 14h22

Agerh se reúne com o Serviço Geológico do Brasil em busca de parceria para monitoramento de cheias do Rio Itapemirim

O objetivo é adequar o modelo já utilizado pelo CPRM no Rio Doce para bacias menores, como a do Itapemirim

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) se reuniu nesta sexta-feira (14) com o Superintendente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) para estudar estratégias para melhoria do monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim. A reunião aconteceu em Vitória com a presença de biólogos e engenheiros da Agerh e da Defesa Civil Estadual.

O CPRM opera como Serviço Geológico do Brasil e é responsável pelo Sistema de Alerta de Eventos Críticos, plataforma que monitora diversas bacias hidrográficas, entre elas a do Rio Doce. Foi por meio dos boletins enviados pelo CPRM que os municípios capixabas foram alertados e conseguiram se preparar para a última cheia do Doce, em janeiro.

De acordo com o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, o desafio é adequar o modelo utilizado no Doce, que é uma bacia grande e interestadual, para bacias menores como a do Itapemirim. “Apesar da diferença de proporção, a Agerh já indicou a macrolocalização dos pontos de monitoramento no Rio Itapemirim e o CPRM vai acompanhar o projeto com um profissional da área de hidrologia”, disse Ahnert.

Segundo o superintendente do CPRM, Marlon Marques Coutinho, o interesse é mútuo. “O projeto será uma oportunidade de acompanhar e apoiar o desenvolvimento de modelos para pequenas bacias, que pode ser replicado em outras regiões”, avaliou.

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim também estão participando do trabalho.

Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim

A bacia hidrográfica do Rio Itapemirim está localizada na região sul do Estado do Espírito Santo. Possui uma área de drenagem de aproximadamente 5.952 km² e abrange dezessete municípios: Alegre, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição de Castelo, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante em sua totalidade, e parcialmente os municípios de Ibatiba, Iúna, Irupi, Itapemirim, Marataízes, Muqui, Presidente Kennedy e Vargem Alta; além de uma pequena parte do município mineiro de Lajinha.

Tels.: (27) 3347-6207|99935-0085

es.agerh@gmail.com