12/06/2019 16h13 - Atualizado em 12/06/2019 16h34

ANA e Agerh avançam na atualização do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Doce

Equipe da Agência Nacional de Águas ficou no Espírito Santo durante dois dias para validar informações preliminares sobre a porção capixaba do rio.

O relatório preliminar que será a base para o trabalho de revisão e atualização do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Doce (PIRH Doce) está sendo finalizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Flávio Tröger e Célio Bartoli, respectivamente, superintendente de planejamento e coordenador de qualidade da água da ANA, estiveram no Espírito Santo para avaliar os dados que já foram levantados sobre a região.

Os representantes da instituição federal têm em mãos informações como volume outorgado em toda a bacia - que se resume à quantidade de água superficial e subterrânea captada para diversos fins, dados sobre uso e ocupação do solo, qualidade da água, entre outros. No Espírito Santo, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) coordena o levantamento das informações atualizadas sobre a cenário hídrico na região hidrográfica do Rio Doce que abrange os municípios capixabas. Em Minas Gerais, o responsável é o Instituto Mineiro de Águas (Igam).

Para validar e complementar os dados referentes ao Espírito Santo, Flávio e Célio passaram dois dias na Agerh. Nas próximas semanas, a autarquia deve coletar mais dados referentes a fontes poluidoras e ao lançamento de efluentes no Rio Doce. Uma nova reunião do grupo está prevista para o fim do mês, em Brasília, junto com a Fundação Renova, empresa responsável pelas ações de recuperação da bacia depois do rompimento da barragem de mineração, em Mariana.

Entre as principais medidas necessárias para a revisão está a análise das ações previstas no PIRH de 2010 e os programas que estão sendo desenvolvidos pela Fundação Renova na bacia desde 2016. O objetivo é encontrar suas potenciais sinergias ou eventuais antagonismos.

Os impactos sofridos pelo Rio Doce depois do desastre ambiental, em 2015, tornam ainda mais urgentes as novas análises sobre a bacia, destaca Fábio Ahnert, diretor-presidente da Agerh. “Nós precisamos rever as características do rio e, a partir daí propor novas soluções para os problemas identificados”, explica Ahnert.

O Plano Integrado de Recursos Hídricos do Doce foi elaborado em 2010 e contém diagnósticos, prognósticos e ações sobre a bacia hidrográfica, que nasce em Minas Gerais e deságua no mar do Espírito Santo, em Linhares. O documento trabalha com um horizonte de 20 anos e é valido até 2030. Porém, como qualquer plano de recursos hídricos, precisa ser revisado periodicamente. Já a proposta de enquadramento, que definirá critérios para a qualidade da água, será elaborada pela primeira vez.

Confira aqui o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (2010)

Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo

O novo PIRH Doce é um dos projetos prioritários do Planejamento Estratégico 2019-2022 do Governo Estadual, assim como o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo, que também engloba o uso de recursos hídricos. Aproveitando a presença da ANA no Estado, o projeto desenvolvido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) foi apresentado nesta semana para os representantes federais. A reunião contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Fabrício Machado.

Agerh recebe Agência Nacional de Águas para discutir revisão de plano para o Rio Doce

Agerh participa de reunião do Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, em Minas Gerais

Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)

(27) 3347-6247|99935-0085