15/03/2022 12h24 - Atualizado em 15/03/2022 12h25

Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Jucu tem nova Diretoria e novos membros em Plenária

Rio Jucu | Créditos: Rodrigo Mello-Agerh

Foram eleitos 16 membros titulares e 01 membro suplente para participarem dos processos decisórios sobre o uso da água na bacia hidrográfica.

O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do rio Jucu elegeu, no fim do ano passado, novos membros para compor a plenária e a mesa diretora do CBH durante o quadriênio 2021-2025. As Assembleias Eleitorais ocorreram virtualmente na plataforma JitSi Meet.

Com a nova diretoria eleita, quem assume a presidência do CBH Jucu é o gerente local do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) em Guarapai, Ringo de Souza Batista, que representa o poder público.

Além do Idaf, a mesa diretora será composta pela nova vice-presidente, Jândia dos Reis, representante da Companhia Siderúrgica do Espírito Santo (setor usuários) e por Élio de Castro Paulino, representante da Sociedade Sinhá Laurinha (setor Sociedade Civil Organizada), reeleito para a Secretaria Executiva do CBH.

Entre os eleitos para a Plenária estão outros representantes do Poder Público, como servidores de Prefeituras e Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), representantes dos usuários como a Associação Montanhas Capixabas (turismo), Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano e Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), além de representantes da Sociedade Civil Organizada como o Instituto Erling Lorentzen e da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes).

No total, o CBH Rio Jucu elegeu 16 membros titulares e 1 membro suplente para participarem dos processos decisórios sobre o uso da água na bacia hidrográfica, até o ano de 2025. A Plenária é constituída de sete vagas titulares destinadas aos representantes do poder público executivo, sete destinadas aos usuários de água e sete aos representantes da sociedade civil organizada, necessitando, portanto, ainda, do preenchimento das vagas remanescentes.

Confira aqui a lista completa das entidades que tomaram posse na nova Plenária do CBH Rio Jucu.

Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Jucu

O rio Jucu, que nasce na região serrana e desagua em Vila Velha, é um dos principais responsáveis pelo abastecimento da Grande Vitória.

Sua bacia hidrográfica está localizada na região Centro-Sul do Estado do Espírito Santo. Possui uma área de drenagem de aproximadamente 2.032 km² e abrange seis municípios capixabas: Domingos Martins, Marechal Floriano e Viana em sua totalidade, e parcialmente os municípios de Cariacica, Guarapari e Vila Velha.

O CBH foi instituído por meio do Decreto nº 1935-R, de 10 de outubro de 2007, publicado no DIOES em 11 de outubro de 2007.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas funcionam como gestores das bacias. São órgãos colegiados normativos, deliberativos e consultivos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias). Os representantes são eleitos a cada quatro anos.

A Agerh, como agência reguladora, dá apoio executivo no auxílio à implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, além de receber as demandas dos comitês.

Informação à Imprensa:

(27) 3347-6207 e 99935-0085