05/05/2020 15h29 - Atualizado em 05/05/2020 16h03

Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo mantêm reuniões por videoconferência

Encontros pela internet são abertos ao público e qualquer pessoa pode participar, por meio de um link de acesso.

Para cumprir o calendário de reuniões previstas para 2020, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus (CBH São Mateus) realizaram a segunda reunião ordinária do ano por meio de uma plataforma virtual. A videoconferência aconteceu na última quarta-feira (29) e reuniu, remotamente, 16 pessoas de vários municípios do norte do Espírito Santo banhados pela bacia.

A reunião, prevista desde dezembro do ano passado, incluiu os assuntos, como o enquadramento de cursos hídricos da região, o Manual Operativo do Plano de Recursos Hídricos dos afluentes do Rio São Mateus e a criação de câmaras técnicas para o acompanhamento de projetos na bacia. Todos os itens da pauta foram debatidos e votados, de acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, Emerson Rodrigues Machado. "No início foi meio estranho, mas cumprimos o cronograma até mais cedo do que o previsto. É uma maneira prática e econômica de manter os encontros", comentou o engenheiro ambiental, que é representante do poder público no comitê.

A representante institucional da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) no CBH São Mateus, Silvia Batista Soares, também estava on-line e ajudou no esclarecimento de dúvidas e nas orientações técnicas decorrentes das discussões. O encontro virtual gerou novos pontos de debate, que devem ser retomados na próxima oportunidade. "A reunião virtual serviu para vermos que é possível prosseguir, mesmo que remotamente. A câmara técnica de reflorestamento que foi criada nesse encontro e a câmara técnica de acompanhamento do MOp, que já existia, tem uma videoconferência marcada", disse a analista de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos da Agerh.

A reunião do CBH do Rio São Mateus aconteceu depois do estímulo da Agerh, que presta apoio executivo aos comitês de bacias, para que as reuniões fossem retomadas em meios digitais. A  pandemia do novo Coronavírus e as determinações para o distanciamento social embasaram as orientações, que partiram da Coordenação de Apoio ao Sigerh na autarquia. Em seguida, a Agência Nacional de Águas (ANA) também repassou sugestões e informações para a realização das videoconferências.

"Estamos orientando as diretorias dos comitês sobre as várias plataformas disponíveis para a realização de videoconferências e garantindo a publicidade das mesmas, já que as reuniões são públicas e grande parte das plataformas possibilita o compartilhamento de link de acesso", explicou o coordenador Chander Rian.

Os demais Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo estão se programando para a realização de encontros de modo remoto e algumas videoconferências já estão agendadas. O calendário e as convocações de reuniões, bem como as atas das mesmas, são disponibilizados no espaço destinado aos CBHs, aqui no site da Agerh.

O que são Comitês de Bacias Hidrográficas?

Os Comitês de Bacias Hidrográficas funcionam como gestores das bacias. São órgãos consultivos colegiados e deliberativos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias). Os representantes são eleitos a cada dois anos para discutir assuntos relacionados aos rios da região. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), como agência reguladora, dá apoio executivo, em auxílio à implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, além de receber as demandas dos comitês.

es.agerh@gmail.com