“Como mulher, eu sempre fiz questão de lutar pelo o que eu quero. Nós não viemos
ao mundo para servir aos homens ou competir com eles, mas para trabalhar e viver
de forma equilibrada. Com muito respeito, algo que as pessoas
estão esquecendo ultimamente”
Rosa Mendonça, assessora especial da Agerh
A servidora ajudou a criar e organizar a agora consolidada Agência Estadual de Recursos Hídricos.
Pelas salas ou pelos corredores da Agência Estadual de Recursos Hídricos, os momentos de silêncio são logo quebrados pelos papos e passos apressados de uma das servidoras mais conhecidas da Agerh. Além de muito querida, Rosa Mendonça é rápida. Faz de tudo um pouco e, num piscar de olhos, já resolveu o que precisava.
A servidora jura que só consegue viver assim, na correria. E ainda sobra tempo para dar uma mãozinha aos colegas. “Eu tento ser profissional e fazer o que eu posso para ajudar as pessoas. O que eu aprendo, passo adiante”, conta.
Depois de 10 anos de serviço público, ela virou chefe de gabinete e ajudou a erguer a Agência Estadual de Recursos Hídricos. Durante o trabalho, ela se formou e criou uma filha.
Sobre a batalha diária de ser mulher, ela evoca o respeito. “Como mulher, eu sempre fiz questão de lutar pelo o que eu quero. Nós não viemos ao mundo para servir aos homens ou competir com eles, mas para trabalhar e viver de forma equilibrada. Com muito respeito, algo que as pessoas estão esquecendo ultimamente”, diz.
A trajetória
Figura antiga do setor de Recursos Hídricos do Estado, Rosa Mendonça começou a trabalhar no Governo com um contrato de designação temporária (DT) em 2004. No ano seguinte, foi nomeada como comissionada e não parou mais. Com o salário, ela criou uma filha e pagou a própria faculdade, de Ciências Biológicas.
“As pessoas me ensinaram muito e eu cresci. Me apaixonei pela área ambiental e o trabalho me ajudou a conseguir o diploma”, conta orgulhosa.
Quando estava prestes a completar 10 anos de serviço público, Rosa foi convidada para ser a primeira chefe de gabinete da Agência Estadual de Recursos Hídricos, criada em dezembro de 2013. No início, ainda com equipamentos emprestados e poucos computadores, cinco pessoas se revezavam entre o trabalho braçal e o administrativo.
Rosa relembra da força-tarefa feita para fazer o serviço andar. “Isso aqui era só poeira. A gente tinha que chegar, limpar, arrumar tudo, para depois começar a trabalhar”. A primeira aquisição da Agência Estadual de Recursos Hídricos não poderia ser outra: um bebedouro. “Como todo mundo, precisávamos de água”, brincou.
Hoje, cinco anos depois, a Agerh está consolidada, com o quadro técnico-administrativo completo. A eficiência rendeu mais uma promoção para uma das primeiras servidoras da agência. Em fevereiro, ela foi nomeada assessora especial e trabalha diretamente com o diretor-presidente. “Eu me sinto muito feliz, realizada, e tenho muito orgulho de tudo isso”, finaliza Rosa Mendonça.
Com a promoção da servidora, a chefia de gabinete foi transferida para a também experiente Celma Barcelos, que trabalha no Estado há 27 anos. Mais uma a compor a extensa equipe feminina da Agerh.
Leia mais:
Solange Malta: a mulher que ajudou a fundar os três órgãos ambientais do ES
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)
Francine Leite
Tels.: (27) 3347-6207|99935-0085