Governo do Estado do Espírito Santo
24/08/2023 17h42 - Atualizado em 25/08/2023 14h16

Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas tem participação da Agerh e dos Comitês de Bacias do Espírito Santo

“Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”. Esse é o tema em debate no XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que conta com a participação de uma equipe da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama),  e representantes de 11 Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo (CBH’s), que também estão participando com o apoio da Agência.

Realizado entre essa segunda-feira (21) e esta sexta-feira (25), na cidade de Natal (RN), o Encob é considerado o maior evento de águas do Brasil e envolve todos os entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, promovendo a troca de experiências, o desenvolvimento de diversas atividades de capacitação e diálogos que objetivam o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos no País.

O evento é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o estado sede, que, este ano, acontece no Rio Grande do Norte. Representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água participam do encontro.

Na exposição de trabalhos do Encob, a Agerh apresentou o Sistema de Alerta do rio Itapemirim (SARI), que é uma plataforma digital pública, desenvolvida de forma autônoma e inovadora pela Agência. O sistema permite monitorar a vazão dos rios da bacia hidrográfica do Itapemirim e é capaz de prever, com seis horas de antecedência, o risco de inundação na zona urbana do município de Cachoeiro de Itapemirim.

A Agerh apresentou também a metodologia e as estratégias diferenciadas que a Agência desenvolveu e utilizou durante as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, para garantir a participação social na elaboração da proposta de Enquadramento e do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Litoral Centro Norte (RHLCN) do Espírito Santo.

A presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, Ana Eloisa Sorrilha, explicou que a participação dos representantes dos CBHs do Espírito Santo no Encob é muito importante, pois, além de permitir a troca de experiências, possibilita que os comitês apresentem os trabalhos que também desenvolvem no Estado.

“É muito importante essa troca de saberes. Nossa comitiva está muito integrada e participativa e isso nos traz muito conhecimento e um olhar diferente da gestão de recursos hídricos. Além disso, nos empolga para cada dia estarmos mais alinhados e dispostos a fazer uma gestão hídrica fortalecida e garantir a qualidade e quantidade de água nos múltiplos usos”, acrescentou Ana Eloisa Sorrilha.

Durante todo o Encob, é esperado um público presencial e on-line de mais de duas mil pessoas, representantes de todos os estados brasileiros, que poderão vivenciar jornadas de capacitação, palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogos, consolidando o modelo de protagonismos dos comitês de bacias praticado nas últimas edições.

O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, que também participou da abertura do Encob e da reunião do Fórum Nacional de Órgãos Gestores (FNOGA), destacou a importância da presença da Agerh no encontro.

“O evento promove reuniões dos diversos entes, que podem discutir estratégias para o aperfeiçoamento da gestão hídrica. Na oportunidade, foi possível também divulgar institucionalmente o trabalho e os avanços do Governo do Estado na temática”, completou Ahnert.

Os representantes dos CBHs também participam da reunião da Assembleia Geral do FNCBH, nesta quinta-feira (24), para a aprovação de moções e atas, e para a realização da eleição da nova coordenação do FNCBH. Ainda durante a Assembleia Geral, será definido o estado que vai sediar o próximo Encob e o Governo do Estado do Espírito Santo vai fazer a proposta para ser o anfitrião do evento, que acontecerá em 2025.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Kelly Badaró
(27) 3347-6207 / 99887-6072
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard