Projeto de pesquisa já atua na bacia hidrográfica do rio São Mateus há cerca de um ano.
Nessa segunda-feira (06), o Governo do Estado, anunciou, por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que Laranja da Terra será o segundo município a receber as ações e pesquisas do Projeto Água na Medida, que incentiva o uso racional da água e a autogestão comunitária, por meio de pesquisa e inserção de tecnologia para manejo da irrigação.
Com a expansão, o projeto que já acontece há cerca de um ano na comunidade do Córrego Frigério, em Nova Venécia, bacia hidrográfica do rio São Mateus, chega à microbacia do Córrego Boa Vista, em Laranja da Terra, bacia hidrográfica do rio Guandu.
Em até um mês, a região vai receber 15 Irrigâmetros, uma Estação Meteorológica e um sensor de umidade com tecnologia TDR. Juntos, os equipamentos medem precipitação/chuvas, radiação solar, temperatura, evapotranspiração, umidade do ar e do solo, direção e velocidade do vento.
Os dados levantados serão inseridos em um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), software desenvolvido pelo Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional (LabGest) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Com o SAD, os agricultores poderão receber informações por meio de mensagens via celular, como explica a coordenadora-chefe do Água na Medida, Silvia Soares. “Os produtores receberão mensagens que os indicarão quando e o quanto irrigar suas lavouras, já que o SAD estará configurado com informações sobre clima, solo e água que são altamente relevantes para o manejo da irrigação”, adianta.
A produtora rural, Claudia Neimog, da comunidade de Alto Alemanha, em Laranja da Terra, será uma das primeiras beneficiárias do Água na Medida. Ela acredita que o projeto levará mais inteligência ao cultivo de café e outras culturas na região.
“Estamos todos ansiosos, tanto por causa da economia de água quanto pelo aumento da produção. Hoje nós sofremos por molhar de mais ou de menos, o que acaba influenciando na produção e às vezes até diminuindo a safra. Então, vai ser muito importante para a gente ter esses dados e informações para nos dar mais segurança em relação ao uso da água”, disse a agricultora.
Cooperação Técnica com a Universidade
A expansão do projeto Água na Medida para Laranja da Terra foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante evento em referência à Semana do Meio Ambiente.
Na oportunidade, o Governo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Agerh, também assinou um protocolo de intenções com a Ufes. O objetivo é promover a cooperação acadêmica entre as instituições, para o uso racional da água na agricultura, segurança hídrica e desenvolvimento regional, entre outros eixos.
O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, ressaltou que criar melhores condições para os usuários de água no Espírito Santo é uma luta constante. “Os avanços contribuem para colocar cada vez mais inteligência na gestão e no uso de recursos hídricos, para que tenhamos água em qualidade para todos os capixabas, fortalecendo a agenda de segurança hídrica no Estado, em prol de um desenvolvimento econômico sustentável”, pontuou Ahnert.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES - Agência Estadual de Recursos Hídricos