11/02/2022 19h09

Governo do Estado entrega máquinas e biodigestores do Probacias na região sul

Os equipamentos serão destinados a ações de saneamento rural e conservação da água do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias).

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), realizou a entrega de 300 biodigestores e máquinas pesadas para os municípios de Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim e Muqui, que foram os primeiros beneficiários do Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias) na região sul capixaba. Os equipamentos serão destinados a ações de saneamento rural e à inserção de práticas mecânicas que proporcionam a infiltração da água no solo.

A solenidade de entrega aconteceu na Comunidade de Monte Pio, em Castelo, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande. Os biodigestores são sistemas autossustentáveis de tratamento de esgoto domiciliar rural que promovem equilíbrio ambiental, saúde e bem-estar das pessoas, ao coletarem e tratarem, individualmente, até 600 litros de esgoto doméstico por dia.

Os primeiros equipamentos, serão instalados em propriedades rurais das microbacias dos córregos Vargem Grande - Richmond e Rio Novo - Guiomar, em Vargem Alta. O município também recebeu uma escavadeira hidráulica, um caminhão truck basculante e uma motoniveladora, que serão utilizadas para promover a conservação de água e solo por meio da abertura de caixas secas, terraços (“cochinhos”), cordões e bacias de infiltração (barraginhas).

O Probacias já adquiriu 10 veículos para este fim, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua). O programa prevê ainda a aquisição de quase 700 biodigestores para promover o saneamento rural em comunidades dos demais municípios atendidos pelo Probacias.

“Com as máquinas trabalhando e os biodigestores em funcionamento, o resultado é quase imediato na vazão e na qualidade dos rios. Com as barraginhas e caixas secas, incentivamos a absorção de água, evitando o assoreamento. Com os biodigestores, conseguimos tratar até 22 toneladas de matéria orgânica por ano, considerando o efluente gerado por pelas comunidades que o Probacias atende”, explicou o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert.

Criado e coordenado pela Agência, o Probacias trabalha na revitalização e preservação de Bacias Hidrográficas no Espírito Santo, de forma participativa e integrada, junto às prefeituras municipais e a sociedade civil organizada das regiões atendidas.

Com investimento estimado em R$ 14,4 milhões, o Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas une ações necessárias ao gerenciamento dos recursos hídricos, contribuindo para o aumento da segurança hídrica e a melhoria da qualidade da água em regiões afetadas pelo uso inadequado do solo e ausência de saneamento rural, problemas agravados por eventos hidrológicos extremos, como secas e inundações.

(27) 3347-6207 - 99935-0085