A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizou, na última quarta-feira (21), no distrito de Pacatuba, município de Cachoeiro de Itapemirim, uma visita de campo para apresentar as execuções do Projeto Probacias Sul I.
A visita teve como objetivo apresentar à gestora responsável pelo acompanhamento do projeto na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), Elizane Jubini, as ações em andamento do projeto Probacias Sul I, que é parte integrante do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas, considerado estratégico pelo Governo do Estado.
Os programas e projetos estratégicos do Estado são acompanhados pela SEP, que também monitora marcos críticos e promove discussões periódicas com a alta gestão. Esse processo visa auxiliar gestores e técnicos na inserção de dados e na entrega das ações planejadas.
“Importante conhecer na prática as entregas dos projetos estratégicos do governo, bem como a população capixaba que vem usufruindo das ações do Probacias, para facilitar o processo de acompanhamento de gestão e implementação de novas propostas e direcionamentos futuros”, destacou a gestora da SEP, Elizane Jubini.
Técnicos do Núcleo de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Nurbhs) da Agerh apresentaram diversas iniciativas em andamento, incluindo ações de conservação de água e solo, saneamento básico rural e monitoramento ambiental. Entre os projetos destacados estão a instalação de caixas secas, bacias de infiltração (barraginhas), terraços em nível (cochinho) e kits de tratamento de efluentes domésticos rurais.
O coordenador do Nurbhs, Ricardo Valory, ressaltou a relevância da participação da SEP no desenvolvimento do projeto. “A visão estratégica e integrada da SEP contribui para ampliar os benefícios para as comunidades envolvidas”, explicou.
A visita também proporcionou um panorama das entregas previstas no projeto, que visa promover a conservação de bacias hidrográficas e o desenvolvimento sustentável no Estado. A equipe da Agerh também ressaltou a importância dos pontos de monitoramento ambiental, que são essenciais para avaliar a eficácia das ações de conservação.
Além de verificar os pontos de monitoramento, os representantes da Agerh apresentaram materiais educativos utilizados em oficinas de educação ambiental, desenvolvidas com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.
O Projeto Probacias Sul I continua avançando com a expectativa de gerar impactos positivos e duradouros nas bacias hidrográficas do Espírito Santo, refletindo os esforços do governo em integrar desenvolvimento e preservação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Kelly Badaró
(27) 3347-6207
kelly.cremasco@agerh.es.gov.br / asscom@agerh.es.gov.br