Governo do Estado do Espírito Santo
09/03/2021 11h01

Agerh e Defesa Civil Estadual fortalecem parceria em reunião sobre o programa Alerta!ES

Serviço reúne informações que embasam a emissão de alertas de risco à população capixaba em caso de eventos hidrológicos extremos 

Representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) se reuniram, na última quinta-feira (04), com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) para tratar do programa Alerta!ES e da integração de ações e trabalhos entre os órgãos, especialmente, no Centro de Inteligência da Defesa Civil, responsável por monitorar e coordenar as ações do Estado frente a desastres. 

Participaram do encontro o coordenador Estadual Adjunto da Cepdec, tenente-coronel Hekssandro Vassoler; o diretor de Planejamento e Infraestrutura Hídrica da Agerh, José Roberto Jorge; os gerentes da Agência e os servidores dos setores de fiscalização e monitoramento. 

“Reconhecemos a importância do trabalho desempenhado pela Defesa Civil, que sempre foi uma parceira importantíssima da Agerh nas ações de campo, tanto na fiscalização quanto no monitoramento quantitativo da água. Nesta gestão estamos intensificando essa integração, unindo as competências de cada um e ampliando a parceria institucional para diminuição dos impactos dos eventos hidrológicos extremos, como cheias e secas”, explicou o diretor da Agerh, José Roberto Jorge. 

No encontro, o coordenador da Cepdec, tenente-coronel Vassoler, mostrou como se dá o processo de planejamento e resposta da Defesa Civil em níveis estadual e municipal e como está sendo amadurecido o Alerta!ES, que já está em operação no Estado. O sistema possibilitará o armazenamento inteligente de informações hidrológicas e meteorológicas, oriundas de plataformas de coletas de dados instaladas em território capixaba, e a emissão automatizada de alertas.

O coordenador de Hidrologia, Informação e Pesquisa da Agerh, Luiz Henrique Aquino, lembrou o papel da Agência no sistema, destacando o monitoramento hidrológico e as ações relacionadas à segurança de barragens.

A Agerh conta com 11 estações de medição de vazão instaladas em cursos hídricos do Espírito Santo e irá ampliar a rede com outras 19 estações a serem adquiridas por meio do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem do Estado do Espírito Santo. A rede de monitoramento do Estado ainda conta com equipamentos operados pelo Governo Federal e outros órgãos, da esfera pública e privada, que auxiliam e complementam os estudos sobre o comportamento dos rios. Os dados gerados pela rede de monitoramento hidrológico contribuem com o setor de inteligência da Defesa Civil e são levados em consideração para a publicação de boletins por meio do Alerta!ES.  

O monitoramento hidrológico e as ações de resposta a ocorrências causadas por eventos extremos também serão os principais trabalhos a serem realizados no Centro de Inteligência de Defesa Civil, cuja base está sendo construída na Enseada do Suá, em Vitória, e tem entrega prevista para agosto deste ano. Após a inauguração, a Sala de Situação da Agerh também passará a operar no local. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard