23/06/2021 15h34 - Atualizado em 23/06/2021 15h36

Agerh inicia projeto de incentivo ao uso racional da água e autogestão comunitária em propriedades rurais de Nova Venécia

Objetivo do projeto coordenado pela Agência é a distribuição justa e consensual da água, bem como o uso racional em pequenas propriedades rurais do Estado.

A microbacia do Córrego do Frigério, no município de Nova Venécia, vai ser a primeira a receber, nos próximos meses, as atividades de um projeto estratégico do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). O trabalho prevê o desenvolvimento de tecnologia para o uso racional da água na irrigação e a distribuição justa e consensual dos recursos hídricos entre as propriedades rurais.

Devido à escassez hídrica, a microbacia de cerca de 60 quilômetros quadrados, localizada na bacia hidrográfica do rio São Mateus, tem um histórico de conflito pelo uso da água e uma alta demanda de recursos hídricos para irrigação, realidade que o trabalho iniciado este mês pela Agerh quer mudar. O projeto de "Apoio à Implantação e Aperfeiçoamento de Instrumentos de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura e à Autogestão Comunitária de Recursos Hídricos por Microbacia” é voltado às microbacias hidrográficas de bases agrícola e familiar do Espírito Santo e tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias e dispositivos que promovam o uso inteligente da água na irrigação.

Para isso, os agricultores devem receber, até o mês de agosto, sensores, irrigâmetros e estações meteorológicas. Os equipamentos serão vinculados a um sistema de inteligência, que enviará mensagens para o produtor rural. De acordo com a coordenadora do projeto, Silvia Batista Soares, os beneficiários receberão no celular uma mensagem com informações sobre quando e quanto irrigar a produção.

“Nós vamos coletar dados de campo, alimentar um sistema computacional com essas informações e gerar a estratégia de manejo de irrigação para cada propriedade da microbacia em estudo. Cada pequeno produtor rural vai receber uma previsão de quando ele deve irrigar e por quanto tempo deve deixar a bomba ligada para irrigar sua produção”, explica Silvia Soares.

Em visita técnica à área do Córrego Frigério, a equipe do projeto conheceu a região, conversou com alguns produtores rurais que serão beneficiados e realizou também reuniões com os presidentes do Sindicato de Produtores Rurais e do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio São Mateus.

Os produtores da região do córrego Frigério estão regularizados sob o ponto de vista do uso da água, após uma análise coletiva dos requerimentos de outorga realizada pela Agerh na microbacia, entre os anos de 2017 e 2018. A Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos regulariza a captação e o uso da água bruta.

Na última semana, em conversa com o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Fábio Ahnert, agradeceu pela disponibilidade do município em participar do projeto. “Vai ser muito importante para toda a gestão de recursos hídricos, pois os primeiros resultados vão servir de exemplo para posterior replicação da estratégia em outros locais do Estado”, disse Ahnert, durante videoconferência.

Nos dois primeiros anos do projeto, além do Córrego Frigério, as mesmas tecnologias serão implementadas em outra microbacia, na região do rio Doce.

O projeto de "Apoio à Implantação e Aperfeiçoamento de Instrumentos de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura e à Autogestão Comunitária de Recursos Hídricos por Microbacia” é uma parceria da Agerh com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) - Campus de Alegre, e do Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional (Labgest) - Campus de Goiabeiras.

(27) 3347-6207|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com