29/04/2024 13h31

Agerh participa de Fórum sobre recursos hídricos, desastres hídricos e gestão de riscos

O fórum abordou temas sobre uso da água e sustentabilidade hídrica.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) participou, na última  sexta-feira (26), do Fórum da Coordenadoria Regional das Bacias Hidrográficas do Rio Itapemirim e Itabapoana, do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que aconteceu no município de Venda Nova do Imigrante.

O fórum teve como tema “Política de Recursos Hídricos, Desastres Hídricos e Gestão de Riscos: Diálogos para Cooperação entre Ministério Público, Poder Público e Sociedade Civil na defesa da vida, do bem-estar social e do meio ambiente”. O evento  foi promovido pelo MPES, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

Com o objetivo de dialogar com os principais atores responsáveis pela conservação e preservação das Bacias Hidrográficas no Estado do Espírito Santo, o fórum foi realizado em formato híbrido e contou com diversos painéis e debates com temáticas voltadas à área de recursos hídricos, gestão participativa, boas práticas de conservação do solo, desastres hídricos, entre outros.

O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, participou do painel “Política de Recursos Hídricos e Gestão Participativa: Caminhos e Desafios do Poder Público e Sociedade na Construção de um Novo Modelo Democrático de Gestão dos Recursos Hídricos”, apresentando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Agerh.

“O fórum realizado pelo MPES é muito importante, pois permite tratar sobre recursos hídricos e destacar a importância do trabalho realizado em parceria com os municípios e demais instituições. Parte do desafio da gestão de recursos hídricos é trabalharmos um bom ordenamento do espaço, uma adequação do uso do solo e a recuperação da cobertura vegetal. A recuperação florestal em áreas importantes das bacias hidrográficas vai permitir maior condição de resiliência e de melhora dos indicadores ambientais dessas bacias, principalmente uma condição de suportar melhor os eventos extremos”, pontuou Fabio Ahnert.

Assessoria de Comunicação a Agerh
Kelly Badaró