A equipe de gestão e infraestrutura hídrica falou sobre a vistoria na Barragem Alto Bananeiras e mostrou o que uma barragem precisa ter para ser segura.
O anúncio amplificado por um alto falante quebrou o silêncio de quatro comunidades da zona rural de Venda Nova do Imigrante, no último sábado (10). A região passou por um simulado de procedimentos de segurança que devem ser adotados em caso de rompimento ou transbordamento da Barragem Alto Bananeiras.
Apesar de estar fora de risco iminente, a barragem de água fica acima de comunidades que podem ser afetadas caso ocorra um acidente. Numa ação coordenada pela Defesa Civil Municipal, os moradores aprenderam a agir rapidamente e a se proteger em situações de perigo.
A Barragem Alto Bananeiras tem capacidade para armazenar um bilhão de litros de água e a equipe de fiscalização da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) faz visitas periódicas ao local. A última ocorreu em maio deste ano, quando foram diagnosticadas pequenas intervenções que devem ser feitas pelo município para reforçar a segurança do reservatório.
Medidas de Segurança para Barragens
Barragens de água devem ser vistoriadas regularmente, tanto pela Agerh quanto pelo proprietário, para prevenção de riscos. O que deve ser observado sempre é se há fuga de água ou umidade fora do vertedouro, que tem que estar desobstruído. O monge – estrutura de esvaziamento da represa – tem que ser de fácil acesso, para ser operado em qualquer necessidade. Para uma correta manutenção, é importante manter uma vegetação rasteira, sem raízes profundas, e evitar formigueiros e tocas de animais no entorno do reservatório. Além disso, é primordial que a vazão outorgada pela Agerh seja plenamente obedecida, para abastecimento dos usuários abaixo da barragem e a manutenção do ecossistema local.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
es.agerh@gmail.com