Governo do Estado do Espírito Santo
12/12/2023 08h32 - Atualizado em 12/12/2023 09h00

Agerh realiza oficina sobre sistema de recursos hídricos

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) em parceria com o Banco Mundial, realizou nas últimas quarta-feira (06) e quinta-feira (07), uma oficina sobre “Sistema de Informações de Recursos Hídricos: Lições aprendidas e novos caminhos”.

A oficina teve como objetivo permitir que os participantes conhecessem experiências de implementação de sistemas de informações sobre recursos hídricos e seus usos como instrumento de gestão. Além de permitir identificar o melhor conceito e formato para o desenvolvimento de um sistema para o Estado do Espírito Santo.

O evento, em formato híbrido, contou com palestras e apresentações sobre diversas experiências de órgãos gestores de recursos hídricos, Comitês e Agência de Bacias Hidrográficas.

A coordenadora de Projetos e Programas da AGERH e coordenadora da Unidade de Implementação do Projeto Águas e Paisagem II na Agência, Gizella Carneiro Igreja, explica que após os resultados da oficina, será possível identificar qual o melhor conceito e formato para o desenvolvimento do sistema de informações de recursos hídricos no Espírito Santo, e os principais temas a serem incluídos.

“A oficina atendeu de forma satisfatória aos nossos objetivos e agora vamos trabalhar no planejamento da construção deste sistema de forma a atender a uma das diretrizes da Política Estadual, dando ampla publicidade às informações sobre os Recursos Hídricos”, acrescentou Gizella Carneiro.

Durante a oficina, foram apresentados conceitos e experiências sobre Sistemas de Informações de Recursos Hídricos de outras instituições, enfatizando suas implementações, alimentações, atualizações, entre outros aspectos dos sistemas.

A especialista sênior do Banco Mundial, Paula Freitas, falou sobre a parceria entre o Banco Mundial e o Governo do Estado. “O Programa Águas e Paisagem II busca elevar o Espírito Santo a outro patamar na gestão de recursos hídricos, tornando-se uma referência em nível nacional, e o Banco Mundial vai disponibilizar seus recursos para que esta meta seja alcançada”, disse.

O subsecretário de Estado de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Robson Monteiro, ressaltou a importância de se ter uma boa governança no processo construtivo do sistema de informações. “O sistema de informações deve ser criado com ações estruturadas, sustentadas, reguladas e responsabilizadas, pois ele será a base da gestão capixaba para recursos hídricos. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem papel fundamental neste processo, assim como a Agerh, por isso devem caminhar juntas”, informou o subsecretário.

Participaram da oficina técnicos da Agerh, consultores do Banco Mundial, representantes da Unidade Gestora do Programa Águas e Paisagem, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Coordenadoria Estadual Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), Instituto Jones Santos Neves (IJSN), Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e Comitês de Bacias Hidrográficas.

Entre os palestrantes do evento, estiveram representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE-SP), Agência Delegatária do Doce (AGEDOCE), Instituto de Pesquisar Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) e Agência das Bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Kelly Badaró
(27) 3347-6207 / 99887-6072
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard