17/04/2024 14h53 - Atualizado em 17/04/2024 14h55

Agerh realiza reunião sobre Plano de Preparação de Convivência com a Seca e CBH Pontões e Lagoas

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizou, na tarde dessa terça-feira (16), no município de Colatina, uma reunião sobre a importância de participação no Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Pontões e Lagoas, e de Preparação do Plano de Convivência com a Seca no Estado.

A reunião foi realizada em parceria com o Ministério Público Estadual (MPES) e dividida em duas etapas, sendo a primeira para promover a participação ativa da comunidade na gestão integrada de recursos hídricos, por meio do CBH Pontões e Lagoas.

A promotora de Justiça da Coordenadoria da Bacia do Rio Doce, Bruna de Paula Legora, destaca que a mobilização social, por meio de eventos que contemplem palestras e práticas envolvendo ações concretas sobre a importância do papel dos comitês de bacia, é uma ação indispensável ao fortalecimento dos CBHs.

“A sociedade precisa entender que as vagas não preenchidas nos comitês estimulam a má gestão da bacia e a degradação desse recurso já tão escasso. Precisamos que as pessoas exerçam seu papel de cidadãos conscientes e se unam para a preservação e manutenção dos recursos naturais da bacia como um todo, o que consequentemente levará à melhor qualidade de vida das comunidades”, acrescentou a promotora Bruna Legora.

A Agerh também realizou palestras com informações importantes sobre os CBHs, como o Sistema de Monitoramento da Implementação dos Planos de Recursos Hídricos do Estado (Sisplan ES), que foi apresentado pela gerente de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao Sigerh/ES, Mônica Amorim, e a área de atuação do CBH Pontões e Lagoas, apresentada pelo agente de desenvolvimento de Recursos Hídricos, Pedro Murilo.

“O CBH Pontões e Lagoas tem uma área atuação bastante produtiva, com grande diversidade e importância. Então, é necessária a participação de todos os entes da sociedade, tanto do poder público quanto os usuários presentes na região e a sociedade civil organizada, para que ocorra a gestão descentralizada e participativa, levando em conta as particularidades do comitê local”, destacou Pedro Murilo.

“É fundamental mobilizar produtores, irrigantes e toda a sociedade civil sobre a importância da participação no CBH Pontões e Lagoas. A sociedade está distante do Comitê de Bacia Hidrográfica e é necessário que todos atuem nele, pois com uma participação efetiva teremos legitimidade e condições de decidir pautas importantes à toda sociedade”, ressaltou o representante da sociedade civil no CBH Pontões e Lagoas, Alex Geaquinto Leal.

Durante a segunda etapa do evento, foi realizada a 3ª reunião do Plano de Preparação de Convivência com a Seca, que tem como objetivo criar estratégias e ações para minimizar os impactos da escassez de água durante períodos de seca, promovendo a conscientização sobre o uso racional da água.

O assessor técnico da Agerh, Walter Batista Junior, apresentou as ações que a Agência, por meio do Grupo Técnico de Contingenciamento e Mitigação dos Impactos da Seca e da Estiagem no Espírito Santo (GTSECA), vêm realizando para os períodos de estiagem e sobre os possíveis cenários de repetição do fenômeno da seca no Estado.

O evento possibilitou a troca de experiências dos usuários de recursos hídricos, que, na ocasião, contribuíram com importantes sugestões que podem fazer parte da elaboração do Plano de Convivência com a Seca, bem como para a efetiva participação no CBH Pontões e Lagoas. Também estiveram presentes representantes da sociedade civil, poder público estadual e municipal, e usuários de água.

Kelly Badaró
(27) 3347-6207/ 27 99887-6072