Governo do Estado do Espírito Santo
31/08/2016 15h36 - Atualizado em 16/09/2016 15h36

Associação Brasileira de Águas Subterrâneas realiza workshop em Vitória

Com apoio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas) promoveu um workshop em Vitória com o objetivo de fomentar a aproximação dos setores envolvidos na perfuração de poços e água subterrânea para discutir temas relacionados à gestão, padronização e integração hídrica.

O evento aconteceu no auditório da Agerh nesta terça-feira (30) e contou com a presença de especialistas em águas subterrâneas. O presidente da Abas, Cláudio Pereira de Oliveira, falou sobre o papel da Associação na gestão dos recursos hídricos no Brasil. Segundo ele, as águas subterrâneas desempenham um importante papel no desenvolvimento, pois proporcionam autonomia, qualidade e regularidade no abastecimento.

“O objetivo da Abas é incentivar o estudo, a pesquisa, o conhecimento e a valorização das águas subterrâneas como fonte de abastecimento, além de estimular a aplicação de técnicas corretas de captação, gestão e usos, com o fim de proporcionar à sociedade os benefícios deste recurso estratégico, sua conservação e preservação”, disse.

O professor da Universidade de Brasília, José Eloi Guimarães Campos, falou sobre os critérios para determinação de vazões outorgáveis em mananciais subterrâneos.  Segundo ele, os critérios são definidos e bastante discutidos para os recursos hídricos superficiais, mas pouco discutidos para os aquíferos, inclusive na literatura internacional. Eloi acredita na integração para outorga de recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

“As disponibilidades devem ser somadas considerando as bacias hidrográficas e hidrogeológicas. Para cada outorga emitida na bacia e no aquífero, deve-se subtrair da disponibilidade. Quando a disponibilidade se igualar às vazões outorgadas, as outorgas são interrompidas”, disse.

O geólogo Everton de Oliveira, da Hidroplan, também esteve presente e ministrou a palestra Água Subterrânea Como Alternativa Segura de Abastecimento.

O presidente da Agerh, Paulo Paim, destacou a importância da aproximação institucional e o significado dessa aproximação para o adequado manejo das águas subterrâneas.

“É preciso informar a sociedade capixaba sobre o significado estratégico do uso das águas subterrâneas, de maneira a destruir os mitos que se propagam na medida em que a sociedade não está bem informada”, disse.

Participaram do evento membros dos comitês de bacias hidrográficas, perfuradores, técnicos, acadêmicos e servidores dos órgãos gestores.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard