Prestes a ampliar a Campanha de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos para a Bacia Hidrográfica Litoral Centro-Norte, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizou reunião com usuários em Ibiraçu, que faz parte da Bacia, nesta terça-feira (20).
O objetivo da reunião, que também contou com usuários de Aracruz e João Neiva, além de representantes do Comitê de Bacia, foi explicar como funcionará o cadastramento, seus objetivos e abrangência.
Os postos de cadastramento ainda serão definidos junto aos sindicatos e prefeituras. A campanha terá início em maio, na região, e três bolsistas serão contratados para atuar no cadastramento, além dos técnicos da Agerh.
O objetivo da campanha é realizar um diagnóstico mais realista da disponibilidade hídrica no Estado. Usuários que fazem captação de água para irrigação, produção, ou qualquer outro uso, devem se cadastrar nos postos de atendimento.
O cadastro é totalmente gratuito, vai contribuir para as ações de recuperação das bacias hidrográficas e permitir à Agerh conhecer a realidade dos rios, ou seja, a quantidade de água que é utilizada e a quantidade ainda disponível para uso, agilizando e tornando mais eficiente a emissão da outorga.
No ato do cadastramento, o usuário recebe um certificado que torna sua situação regular e tem validade até junho de 2019. Com o documento em mãos, produtores rurais podem apresentá-lo aos bancos e instituições financeiras para ter acesso a linhas de crédito.
A campanha teve início em junho do ano passado e já foi executada nas bacias dos rios Jucu, e Santa Maria do Doce. Atualmente, está em andamento nas bacias do rio Guandu e Itauninhas.