Os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) de Pontões e Lagoas do Doce e de Barra Seca e Foz do Rio Doce elegeram novos membros para compor a plenária 2025-2029 e a mesa diretora, durante o mandato 2025-2027. As eleições ocorreram no mês de abril.
A condução do CBH Pontões e Lagoas do Doce, permanece sob a liderança de Dolores Colle, como representante do segmento do poder público. Dolores atua como indicada do Conselho Regional de Biologia da 10ª Região (CRBio-10) e, também, integra o corpo técnico da Prefeitura Municipal de Sooretama. Como vice-presidente, foi eleita Ana Palmina Braga, representante da sociedade civil, pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). E, como secretária executiva, foi eleita Deisy Silva Corrêa, representante do seguimento dos usuários de recursos hídricos, pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
O CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce elegeu Yoshito de Souza Fukuda como presidente. Yoshito é representante do segmento dos usuários de recursos hídricos, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares. A Secretaria Executiva será conduzida por Caroline de Brito Fardin, representante do segmento da sociedade civil organizada, pela Associação de Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (APEA). Como vice-presidente, foi eleito Tiago Magalhães Faria, que representa o segmento do poder público, pela prefeitura de Linhares. A nova composição reforça o compromisso do comitê com a gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos na região.
Entre os eleitos para a Plenária dos comitês, estão outros representantes dos três seguimentos. Prefeituras, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-ES), Ifes Campus Linhares, Associação Agricultura Forte, Sindicatos Rurais, Instituto Vale, SAAE de Sooretama, Serviço Autônomo e Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (Sanear), Associação Promocional Escola Família Agrícola do Bley, Faculdade Anhanguera de Linhares, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Instituto Terra.
No total, o CBH Pontões e Lagoa do Rio Doce elegeu 16 membros titulares e sete suplentes, para participarem dos processos decisórios sobre o uso da água na bacia hidrográfica até o ano de 2029. A plenária é composta por seis vagas titulares e seis suplentes para representantes do poder público, seis titulares e seis suplentes para os usuários de água e seis titulares e seis suplentes para a sociedade civil organizada, sendo que ainda há vagas remanescentes a serem preenchidas.
Já o CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce elegeu 11 membros titulares e três suplentes, até 2029. A Plenária é constituída de cinco vagas titulares e cinco suplentes para representantes do poder público, cinco titulares e cinco suplentes para os usuários de água, além de cinco titulares e cinco suplentes para a sociedade civil organizada. Assim como no CBH Pontões e Lagoa do Doce, há vagas remanescentes que ainda precisam ser preenchidas.
CBH Pontões e Lagoas do Rio Doce
O Decreto Nº 3.793-R, de 20 de março de 2015, ampliou a área de atuação do então Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São José para o oeste, cobrindo outras bacias hidrográficas até os divisores de água das bacias com o Estado de Minas Gerais e a calha do Rio Doce.
Com a ampliação da área de atuação, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São José passa a ser denominado Comitê das Bacias Hidrográficas Pontões e Lagoas do Rio Doce (CBH Pontões e Lagoas do Rio Doce).
O CBH Pontões e Lagoas passou a abranger integralmente os municípios de Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, Rio Bananal e São Domingos do Norte, e, parcialmente, as cidades de Águia Branca, Baixo Guandu, Colatina, Linhares, Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.
CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce
O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Barra Seca e da Foz do Rio Doce (CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce) foi instituído por meio do Decreto nº 3.792-R, de 20 de março de 2015, publicado no Diário Oficial do Estado em 23 de março de 2015.
A área de atuação do CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce está localizada na região nordeste do Estado do Espírito Santo. Conta com uma área de drenagem de, aproximadamente, 4.296 quilômetros quadrados e abrange parcialmente sete municípios capixabas: Jaguaré, Linhares, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vila Valério.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Georgia Gonçalves
(27) 3347-6207 e 98154-5044
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES