Dezessete bombas utilizadas na irrigação foram lacradas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) no município de Santa Teresa, por meio de uma ação da Força Tarefa do Governo do Estado, criada para intensificar a fiscalização de crimes ambientai em virtude da crise hídrica.
As vistorias ocorreram na segunda-feira (18) e terça-feira (19). Também foram desmobilizadas dez captações por gravidade. Somente no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sete bombas foram lacradas.
Isso porque a Resolução AGERH 006 de 2015 lista as bacias hidrográficas em que a captação de água se limita ao consumo humano e animal devido à situação extremamente crítica, sendo que o documento corpos hídricos localizados em Santa Teresa.
Os proprietários também foram orientados sobre a Resolução 028 de 2016 da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), que prorrogou até 08/06/2016 o cenário de alerta para a escassez hídrica no Espírito Santo.
A Força Tarefa é composta por equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Polícia Ambiental e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).