Governo do Estado do Espírito Santo
06/06/2019 19h00 - Atualizado em 24/06/2019 12h32

Espírito Santo começa a fazer parte do Programa Nacional de Monitoramento de Secas

Os dirigentes da Agência Nacional das Águas aproveitaram a visita ao Espírito Santo para conhecer os projetos de ampliação da rede da Agerh .

O Dia Mundial do Meio Ambiente, nessa quarta-feira (5), foi marcado pela inclusão do Espírito Santo no mapa federal do Monitor de Secas, um sistema utilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) para medir os efeitos e a severidade da estiagem em algumas regiões. O mapa começou há cinco anos pelo semiárido nordestino, chegou a Minas Gerais e agora inclui o Espírito Santo.

Acesse e conheça o Monitor de Secas

O Programa é uma ferramenta que traça um mapa mensal da situação da seca, com base em dados meteorológicos, hidrológicos e agrícolas. De acordo com o diretor da ANA, Ricardo Andrade, a inclusão doEstado ao Monitor se deve à proximidade geográfica com os estados já mapeados e pelo interesse do Governo Estadual em aderir ao sistema. Andrade destacou o empenho dos capixabas em desenvolver uma Sala de Situação estadual conectada à rede de monitoramento federal.

“O ES se articulou rapidamente, unindo forças para atender ao trabalho de validação que temos que fazer junto aos estados antes de publicar o mapa mensal”, disse o diretor da ANA em pronunciamento no Palácio Anchieta, em solenidade alusiva ao Dia do Meio Ambiente.

No evento, o governador Renato Casagrande assinou o Acordo de Cooperação Técnica para adesão ao Monitor de Secas. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Defesa Civil e Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) serão os órgãos validadores do programa no Estado.

Reforço no monitoramento dos rios

Três representantes da Agência Nacional de Águas visitaram o Estado nessa quarta-feira (5). Pela manhã, o Diretor Ricardo Andrade, o Superintendente Humberto Gonçalves e a Coordenadora de Articulação Alessandra Daibert cumpriram agenda na Agerh, onde se reuniram com as diretorias, gerências e com o núcleo de hidrologia da autarquia.

Os servidores apresentaram o projeto de expansão da rede de monitoramento hidrológico e de medição de vazão para mais pontos no Estado. Atualmente a Agerh conta com dados de 11 estações, vai instalar mais 10 até o ano que vem e ainda prevê a aquisição de mais 30, com recursos do Banco Mundial, totalizando mais de 50 pontos de observação.

Os dados vão abastecer sistemas de alerta que ajudam aos governos e municípios a se planejarem e agirem em situações de inundações, por exemplo. As informações hidrológicas de vazão também são fundamentais para o gerenciamento de recursos hídricos e para a segurança de barragens.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)

Francine Leite

(27) 3347-6207|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard