Governo do Estado do Espírito Santo
24/10/2019 17h49

Espírito Santo debate gestão hídrica durante Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em Foz do Iguaçu (PR)

Uma comitiva de cerca de 30 capixabas desembarcou esta semana na terra das Cataratas para participar do evento.

Servidores da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e representantes dos 14 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) do Espírito Santo estão aprendendo um pouco mais e compartilhando experiências sobre segurança hídrica, instrumentos de gestão da água e planejamento político-institucional no 21º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). 

O evento está acontecendo em Foz do Iguaçu, no Paraná e reúne cerca de 1500 pessoas ligadas ao tema recursos hídricos de todo o Brasil. Baseado em três pilares estratégicos, o Encob debate, até esta sexta-feira (25), a importância e o papel dos Comitês de Bacia para a gestão da água de norte a sul do país. 

Um dos painéis do encontro foi reservado para apresentação de cases de sucesso de cada região brasileira. A elaboração e a recém aprovação dos Planos de Recursos Hídricos de cinco bacias hidrográficas do Espírito Santo (rios Itaúnas, São Mateus, rio Novo, Itapemirim e Itabapoana) foi compartilhada pelo presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, Paulo Breda. 

Focados numa metodologia participativa e na aplicação dos instrumentos de gestão hídrica, os planos entregues pelo Governo do Estado já estão começando a ser colocados em prática em algumas bacias capixabas, como destacou Breda, que também é presidente do CBH Itapemirim: “Na nossa região, nós estamos estudando o plano de ação apresentado para executá-lo com a ajuda do manual operativo. ”

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos consultivos colegiados e deliberativos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias), que funcionam como “gestores” da bacia. Nesta quinta-feira (24), todos os comitês presentes fizeram uma Assembleia Nacional.

No momento #FalaComitê, os CBH’s tiveram a oportunidade de dividir avanços e problemas comuns. Em visitas técnicas, os participantes conheceram projetos e locais voltados à preservação ambiental e à memória de eventos críticos, nos quais foi necessária a participação de diversos atores da área. Representantes de CBH’s capixabas visitaram, entre outros pontos, o Ecomuseu e o Refúgio Ecológico Bela Vista, criados após a implantação da hidrelétrica de Itaipu.  

Presente durante três dias do Encob, o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, destacou a integração dos atores envolvidos na questão hídrica Brasil afora. “Eventos assim reforçam a importância da gestão integrada das águas. Bacias hidrográficas são organismos vivos e cada área tem forte interdependência da outra. Essa regra vale tanto para uma única bacia de poucos rios, quanto para uma região mais extensa, um Estado e um país”, afirmou Ahnert.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6247|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard