07/06/2022 16h47 - Atualizado em 07/06/2022 16h49

Governo do Estado anuncia expansão do Projeto Água na Medida para a bacia hidrográfica do rio Guandu

Uma das famílias beneficiadas pelo Projeto Água na Medida em Nova Venécia

Projeto de pesquisa já atua na bacia hidrográfica do rio São Mateus há cerca de um ano.

Nessa segunda-feira (06), o Governo do Estado, anunciou, por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que Laranja da Terra será o segundo município a receber as ações e pesquisas do Projeto Água na Medida, que incentiva o uso racional da água e a autogestão comunitária, por meio de pesquisa e inserção de tecnologia para manejo da irrigação.

Com a expansão, o projeto que já acontece há cerca de um ano na comunidade do Córrego Frigério, em Nova Venécia, bacia hidrográfica do rio São Mateus, chega à microbacia do Córrego Boa Vista, em Laranja da Terra, bacia hidrográfica do rio Guandu.

Em até um mês, a região vai receber 15 Irrigâmetros, uma Estação Meteorológica e um sensor de umidade com tecnologia TDR. Juntos, os equipamentos medem precipitação/chuvas, radiação solar, temperatura, evapotranspiração, umidade do ar e do solo, direção e velocidade do vento.

Os dados levantados serão inseridos em um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), software desenvolvido pelo Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional (LabGest) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Com o SAD, os agricultores poderão receber informações por meio de mensagens via celular, como explica a coordenadora-chefe do Água na Medida, Silvia Soares. “Os produtores receberão mensagens que os indicarão quando e o quanto irrigar suas lavouras, já que o SAD estará configurado com informações sobre clima, solo e água que são altamente relevantes para o manejo da irrigação”, adianta.

A produtora rural, Claudia Neimog, da comunidade de Alto Alemanha, em Laranja da Terra, será uma das primeiras beneficiárias do Água na Medida. Ela acredita que o projeto levará mais inteligência ao cultivo de café e outras culturas na região.

“Estamos todos ansiosos, tanto por causa da economia de água quanto pelo aumento da produção. Hoje nós sofremos por molhar de mais ou de menos, o que acaba influenciando na produção e às vezes até diminuindo a safra. Então, vai ser muito importante para a gente ter esses dados e informações para nos dar mais segurança em relação ao uso da água”, disse a agricultora.

Cooperação Técnica com a Universidade

A expansão do projeto Água na Medida para Laranja da Terra foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante evento em referência à Semana do Meio Ambiente.

Na oportunidade, o Governo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Agerh, também assinou um protocolo de intenções com a Ufes. O objetivo é promover a cooperação acadêmica entre as instituições, para o uso racional da água na agricultura, segurança hídrica e desenvolvimento regional, entre outros eixos.

O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, ressaltou que criar melhores condições para os usuários de água no Espírito Santo é uma luta constante. “Os avanços contribuem para colocar cada vez mais inteligência na gestão e no uso de recursos hídricos, para que tenhamos água em qualidade para todos os capixabas, fortalecendo a agenda de segurança hídrica no Estado, em prol de um desenvolvimento econômico sustentável”, pontuou Ahnert.

(27) 3347-6207|99935-0085
Instagram: @meioambientees