Governo do Estado do Espírito Santo
28/11/2019 15h25

Pesquisadores da Agerh apresentam trabalho técnico em Foz do Iguaçu

As pesquisas foram desenvolvidas durante o processo de elaboração dos Planos de Recursos Hídricos do Espírito Santo e seus respectivos Manuais Operativos.

Pesquisadores atuantes nos projetos dos Planos de Recursos Hídricos e seus respectivos Manuais Operativos (MOP) tiveram trabalhos aprovados no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde apresentaram as pesquisas. Participaram do evento os pesquisadores Gisele Gavazza, Felipe Andrade, Juliana Pereira e a gerente de Planejamento e Pesquisa da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Mônica Amorim.

Os trabalhos técnicos apresentados foram: “Análise Comparativa da vazão Outorgada e Estimada em uma Bacia Hidrográfica como apoio à gestão dos Recursos Hídricos”, de autoria de Lorena Puppim, Mônica Amorim, Felipe Brandão e Juliana Pereira; “Proposta de mecanismo de Cobrança para a execução de metas prioritárias do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim”, de Gisele Gavazza, Monica Amorim, Felipe Andrade e Carolina Goulart; e “Metodologia Participativa para Proposição de Metas e Horizontes Temporais do Plano de Ações da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas”, de Felipe Andrade, Gisele Gavazza e Monica Amorim.

As pesquisas foram desenvolvidas durante o processo de elaboração dos Planos de Recursos Hídricos do Espírito Santo e seus respectivos MOP, projetos executados pela Agerh com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Instituto Jones Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXIII SBRH) é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e acontece a cada dois anos, sendo reconhecido como o maior encontro nacional da comunidade da água. A edição aconteceu entre os dias 24 a 28 de novembro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com o tema central “Água Conecta”, o evento promove intercâmbio de ideias, experiências, conhecimentos, tecnologias e informações entre profissionais, gestores, pesquisadores, estudantes, e visa o aprimoramento da gestão de recursos hídricos e o avanço do conhecimento técnico e científico. Nesses quatro dias de evento ocorreram debates, encontros, mesas, cursos e visitas técnicas, promovendo diálogo e cooperação entre instituições e organizações públicas e privadas, nacionais e latino-americanas.

Texto: Rafael José

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6247|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard