Governo do Estado do Espírito Santo
10/05/2019 15h11 - Atualizado em 10/05/2019 15h14

Plano de Bacias do Litoral Centro Norte realiza Oficina de Contextualização em Aracruz

Oficina faz parte da metodologia de elaboração do Enquadramento e do Plano de Recursos Hídricos.

O comprometimento com a gestão sustentável dos recursos hídricos levou cerca de 40 atores sociais à primeira oficina participativa de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da região hidrográfica Litoral Centro Norte. O evento realizado na última quarta-feira (8), no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz, foi aberto ao público. 

A próxima oficina participativa está prevista para o mês de agosto deste ano, quando será apresentado o diagnóstico e prognóstico da região hidrográfica com os dados coletados e analisados pela equipe técnica.

A presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Litoral Centro Norte, Deisy Silva Corrêa, avaliou a oficina como um momento fundamental para que o processo de elaboração do Plano seja transparente e que o resultado consiga atender aos anseios reais da sociedade. “Foi um momento muito importante. Mas é fundamental um comprometimento das instituições governamentais e não governamentais. A água é de todos nós”, comentou Deisy.

A importância de mobilizar os atores responsáveis pela gestão dos recursos hídricos da região também foi destacada por Henrique Lobo, membro do CBH. “Toda a sociedade precisa participar desse processo porque ela é que vai definir os usos. A região hidrográfica é muito complexa e por isso é importante agregar os diversos segmentos da sociedade em busca do desenvolvimento das bacias.”

A oficina faz parte da metodologia de elaboração do Enquadramento e do Plano de Recursos Hídricos e teve como objetivo receber contribuições da sociedade da região hidrográfica para constar no Diagnóstico e Prognóstico. 

A equipe técnica apresentou as propostas de Plano de Comunicação e Mobilização Social, o levantamento preliminar do Histórico de Ocupação da região hidrográfica, a proposta de Unidades de Planejamento (UP´s), a proposta de variáveis a serem levantadas para o diagnóstico e a proposta dos pontos de Rede Complementar para levantar informações sobre a qualidade da água.

Os participantes foram divididos em grupos de trabalho para que pudessem avaliar as propostas apresentadas. As pessoas puderam expor suas expectativas e opiniões durante a dinâmica do Mapa de Empatia, que teve o objetivo de trabalhar com a percepção dos participantes sobre o Plano. 

Francisco Selvatici, membro do CBH e representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aracruz, destacou a importância do formato da oficina. “A dinâmica é muito organizada. Esse é um trabalho muito importante e nesses moldes vamos ter um planejamento sustentável para o uso do solo e da água na nossa região hidrográfica”, ressaltou.

Riscieri Nunes Moscon, representante da Ambiental Serra, sobre o Plano de Recursos Hídricos, afirmou que “será importante para regular todos os usos e garantir água de qualidade para a sociedade. E na parte de saneamento e esgotamento, esperamos melhorias para os recursos hídricos.”

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)

Francine Leite

Tels.: (27) 3347-6247|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard