14/12/2017 17h32

Realidade da Bacia do rio Itabapoana é apresentada à sociedade

Com o objetivo de apresentar a realidade das condições de uso da água da bacia hidrográfica do rio Itabapoana, nesta quarta-feira (13/12), usuários de água, representantes da sociedade organizada e do poder público dos nove municípios que compõem a porção capixaba se reuniram, a partir das 08h30, na Câmara Municipal de Mimoso do Sul.

Durante a oficina a diretoria provisória do comitê da bacia hidrográfica (CBH) e demais participantes tiveram acesso aos dados referentes às disponibilidades e demandas hídricas, à qualidade da água, ao uso e ocupação do solo, eventos hidrológicos críticos, dinâmica socioeconômica, entre outros.

Para o prefeito da cidade de Mimoso do Sul, Ângelo Guarçoni Junior, a parceria do Governo do Estado do Espírito Santo com a bacia hidrográfica do rio Itabapoana é primordial para fortalecer a gestão compartilhada dos recursos hídricos da região. “A parceria com o Governo, especialmente, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), somada à mobilização e ao comprometimento dos representantes dos diversos seguimentos é importante para conseguirmos fazer com que esse trabalho seja contínuo e efetivo e que a bacia do rio Itabapoana seja olhada de forma diferente”, disse.

O Itabapoana é um rio de domínio da União e sua bacia abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Sua foz está localizada entre os municípios de Presidente Kennedy (ES) e São Francisco de Itabapoana (RJ). O Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana foi criado no dia 5 de junho de 2017 e reúne os municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, Muqui e Presidente Kennedy.

Planos de Bacias

O trabalho começou a ser elaborado em fevereiro deste ano e será concluído no início de 2018. Ele representa a primeira etapa de desenvolvimento do Enquadramento e Planos de Recursos Hídricos dos rios Itabapoana, Itapemirim, Itaúnas, Novo e São Mateus. Trata-se de um processo de planejamento no qual é necessário conhecer a realidade atual dos recursos hídricos da bacia e aspectos relacionados, visando definir ações para assegurar a disponibilidade de água com qualidade adequada aos usos pretendidos.

A presença de todos é fundamental, garantindo que este processo de gestão das águas seja participativo, compartilhado e descentralizado.

Confira a próxima agenda e compareça!

20/12 – CBH Rio Novo

08h30min– Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Iconha