Governo do Estado do Espírito Santo
07/06/2018 11h58 - Atualizado em 07/06/2018 13h45

Semana do Meio Ambiente é comemorada com plantio de mudas em Vila Velha

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a manhã desta quinta-feira (7) foi marcada por plantio de mudas na Estação de Tratamento (ETA) de Caçaroca, em Vila Velha. Crianças da Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, de Cobilândia, e do Clube dos Desbravadores, do Ibes, fizeram o cultivo com o governador Paulo Hartung e demais pessoas presentes.

A ação, que teve apoio do Instituto Guardiões do RioMar, ressalta a importância da conservação da Mata Atlântica e de proteção dos recursos hídricos. Foram plantadas mudas de sapucaia, castanha do Maranhão, jatobá, cedro, pau-Brasil, abricó de macaco, pata de vaca, ipê, bandarra, angelim-pedra, palmeira e leque da China, todas doadas pelo senhor Hélio Dias Vasconcelos, que de forma voluntária cria mudas para o reflorestamento de nascentes.

“Estamos celebrando a Semana do Meio Ambiente. Na segunda-feira, o nosso vice-governador esteve em um ato bonito com os indígenas no município de Aracruz. Ontem estive em Santa Leopoldina, em um ato tratando da coleta e esgoto de todo o município. Amanhã estarei em Santa Maria de Jetibá cuidando de um outro manancial importante para o abastecimento da Grande Vitória e hoje estamos aqui neste ato, com muitos jovens, plantando árvores. Eu sempre digo que as gerações passadas, nossos avós e bisavós, tiveram que utilizar os recursos naturais para colocar comida na mesa. Isso não é a realidade atual. As novas tecnologias e o conhecimento humano permitiram que fosse mais fácil viver nos tempos atuais. Nosso papel é agir para corrigir no presente. E nossos atos são para mobilizar a sociedade aonde a relação de consumo com os recursos naturais”, ponderou o governador Paulo Hartung.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, ressaltou a importância da presença de crianças e adolescentes na ação. "Fico muito feliz em ver tantas crianças preocupadas com o meio ambiente. Isso mostra que estamos no caminho certo, e é assim que queremos seguir. Estamos desenvolvendo ações de reflorestamento em todo o Estado, com o Programa Reflorestar. Nossa meta é alcançar, até 2020, 80 mil hectares de áreas preservadas e recuperadas", contou o secretário.

O presidente da Agerh, Alberto Pêgo, destacou a importância de se realizar ações constantes de preservação do meio ambiente, principalmente nos rios. “A preservação do meio ambiente deve ser sempre prioridade. Ações como esta devem ser replicadas nas bacias hidrográficas, preservando as margens dos rios e regulando as vazões dos mananciais para que possamos evitar períodos de criticidade em relação ao abastecimento humano”, disse Pêgo.

Para o diretor da Cesan, Amadeu Wetler, o evento demonstra que a empresa tem uma grande preocupação com o meio ambiente. “Estamos sempre em alinhamento com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que tem uma série de requisitos para as estações, e que estão sendo cumpridos. Nada mais justo que utilizar Caçaroca, que já tem todo o preparo ambiental, para melhorar ainda mais a área de captação do Rio Jucu”, completou Amadeu.

Estação de Tratamento de Água Caçaroca

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caçaroca foi idealizada a partir da percepção de que o trajeto da água, vinda de Vale Esperança para abastecer a Barra do Jucu e adjacências, era muito grande. A partir disso, o projeto e a obra foram executados entre 1992 e 1994.

A ETA está localizada junto à captação do Rio Jucu e, em 2010, passou por uma ampliação que aumentou a capacidade de produção diária de 17,3 milhões de litros para 33,9 milhões de litros de água tratada. O sistema foi complementado por 4,2 mil metros de redes e duas elevatórias (bombas) de água tratada.

Para a ampliação foram feitos investimentos no valor de R$ 10,5 milhões. A capacidade de produção da estação aumentou de 200 litros por segundo (l/s) para 393 l/s. Também foram construídas adutoras de água bruta e de água tratada. A obra beneficia mais de 100 mil habitantes de 37 bairros dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard