Governo do Estado do Espírito Santo
03/10/2019 12h26 - Atualizado em 03/10/2019 16h54

Sul do Estado recebe oficina para pôr em prática ações de preservação da água

A coordenadora do projeto, Monica Amorim (à esq.), acompanhou os grupos de trabalho.

Encontros orientam população e usuários de recursos hídricos a seguirem os manuais operativos para alcançarem as metas dos planos de bacia.

Os Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Novo, Itapemirim e Itabapoana receberam a equipe da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) para uma oficina em Cachoeiro de Itapemirim. O encontro aconteceu na última sexta-feira (27), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do município.

Realizada pela Agerh, com o apoio do Ifes e dos Comitês das Bacias Hidrográficas (CBH’s), a oficina reuniu cerca de 30 pessoas, entre elas a presidente do CBH Itapemirim, Carina Silva; o presidente do CBH Rio Novo, Julio Glauco Silva; e a representante do CBH Itabapoana, Dalva Ringuier; além de outros atores da gestão de recursos hídricos do sul do Estado.

Durante as atividades, os participantes puderam conhecer melhor o Manual Operativo (MOP), identificar as ações e seus respectivos responsáveis, simular a elaboração de fluxos para o processo relativo a essas informações e, também, contribuir para melhorias das metodologias aplicadas pela Agerh e pelos CBH’s em seus planos de recursos hídricos.

A região sul foi a segunda a receber uma Oficina de Capacitação para o MOP no Estado. Os Comitês das Bacias dos rios Itaúnas e São Mateus, no norte do Estado, foram os primeiros a serem capacitados, no início do mês de setembro, em Boa Esperança.

A coordenadora do projeto, Monica Amorim, destacou a motivação para conduzir o trabalho. "Grande parte dos comitês de bacia e órgãos gestores brasileiros está buscando formas de tirar do papel as ações dos Planos. Aqui no ES, já estamos dando os primeiros passos pra implementar os Planos de Recursos Hídricos, entregues em março e, consequentemente, fortalecendo os entes do sistema de gestão. Elaborar o MOP e capacitar os CBH's para utilizá-lo é fundamental para tornar os planos concretos", disse a Gerente de Planejamento e pesquisa da Agerh. 

O que são Manuais Operativos?

O Manual Operativo (MOP) aplicado à gestão de Recursos Hídricos consiste no detalhamento das ações e atividades para serem executadas em um determinado intervalo de tempo. As ações necessárias para a recuperação e preservação de bacias são descritas nos Planos de Recursos Hídricos. Com este instrumento em mãos, os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) poderão evoluir com mais regularidade, na implementação dos planos.

O MOP orienta os responsáveis a tirarem as ações do papel e as colocarem em prática por meio de fluxogramas e fichas, onde são identificados, também, os responsáveis pelas tarefas. É uma estratégia recém-empregada no Brasil e o Espírito Santo é o primeiro, em nível de gestão de bacias estaduais, a construir Manuais Operativos para suas bacias hidrográficas.

ES é o primeiro Estado a fazer manuais para tirar ações de recuperação de rios do papel

O trabalho é coordenado pela Agerh, em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A sociedade também é ouvida por meio de consultas e oficinas.

A equipe está elaborando Manuais Operativos para nove Planos de Recursos Hídricos do Espírito Santo, entre eles, o Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh/ES). O projeto conta ainda com o desenvolvimento de pesquisas e relatórios técnicos escritos por pesquisadores selecionados pela Agerh, em conjunto com os CBH’s.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6247|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard