Governo do Estado do Espírito Santo
18/03/2019 14h51 - Atualizado em 19/03/2019 13h36

União e colaboração para melhorar a situação dos rios no Espírito Santo

Oficina em uma comunidade da Bacia Hidrográfica de Rio Novo.

Estudos para a entrega dos planos de recursos hídricos e enquadramentos contaram com a colaboração de 45 pesquisadores e servidores de dois órgãos estaduais.

Foram dois anos de trabalho intenso para conseguir alcançar a meta de entrega: 22 de março de 2019. No Dia Mundial da Água, as bacias hidrográficas dos rios Itabapoana, Itapemirim, Novo, Itaúnas e São Mateus receberão seus enquadramentos e planos de recursos hídricos. As entregas serão destaque de um evento comemorativo, no Palácio Anchieta, na próxima sexta-feira (22).

A união e colaboração de servidores e pesquisadores foi primordial para que a meta fosse cumprida. Por lei, servidores públicos da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) já tinham nas mãos a missão de elaborar os cinco documentos e, devido à demanda, deveriam contratar mais pessoas.  

Para desburocratizar, a Agerh buscou parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação no Espírito Santo (Fapes). Parceiros da Agerh em diversos projetos, a cooperação técnica entre os órgãos possibilitou a abertura de editais para a seleção de pesquisadores. Eles foram a força de trabalho especializada que faltava para os estudos andarem, conta Mônica Amorim, gestora de projetos da Agerh. “Os bolsistas vieram com consistência técnica e abriram um bom diálogo com as comunidades das bacias”, disse.

Além da experiência e dos dados das universidades, os pesquisadores trouxeram economia. Com a parceria, foi possível economizar 85% do valor previsto para a elaboração dos planos. Depois de dois anos de trabalho, mais de 40 pesquisadores selecionados, contratação de consultorias independentes e diversas viagens ao interior, os cinco documentos custaram R$ 1,9 milhão ao cofre estadual. Uma vitória do serviço público, que tem como um dos principais desafios o fazer mais com menos.

Planos de Bacia e Enquadramento de cursos d’água impactam diretamente nas políticas públicas de saneamento, de agricultura, nas ações de combate à poluição, manutenção de estradas vicinais, medidas que previnam a erosão, dentre outras.

Veja na galeria, no fim do texto, alguns depoimentos de quem colocou a mão na massa.

Serviço:

Solenidade do Dia Mundial da Água e entrega dos Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos das bacias hidrográficas dos rios Itabapoana, Itapemirim, Novo, Itaúnas e São Mateus.

Sexta-feira (22), às 14h30
Salão São Tiago, Palácio Anchieta

Leia mais:

ES vai ganhar novos planos de Recursos Hídricos! Veja cinco passos para a elaboração do documento.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)

Francine Leite

Tels.: (27) 3347-6207|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

es.agerh@gmail.com



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard