A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) completa 12 anos de atuação no Espírito Santo, reafirmando seu papel estratégico na formulação, coordenação e execução da Política Estadual de Recursos Hídricos. Ao longo de mais de uma década, a instituição tem contribuído de forma decisiva para o uso sustentável da água, a segurança hídrica e o fortalecimento da governança participativa no Estado.
Desde sua criação, a Agerh vem atuando na implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos, como a outorga de direito de uso da água, o enquadramento dos corpos d’água, os planos de recursos hídricos e o apoio ao funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Essas ações têm permitido avançar no planejamento e na tomada de decisões mais técnicas e integradas sobre o uso da água.
Resultado do trabalho desenvolvido pela Agerh, o modelo de gestão de Recursos Hídricos do Espírito Santo tem se consolidado como referência nacional, servindo de exemplo para outros estados. Esse protagonismo foi evidenciado com a realização, no Espírito Santo, do XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), considerado o maior evento sobre água da América Latina, além do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), fortalecendo o Estado como centro do debate ambiental no País.
Segundo o diretor-geral da Agerh, Fábio Ahnert, a trajetória da Agência reflete a evolução da gestão das águas no Estado. “Ao longo desses 12 anos, a Agerh tem trabalhado para fortalecer a governança dos recursos hídricos, ampliar o planejamento e garantir que o uso da água ocorra de forma equilibrada e sustentável, atendendo às necessidades da população e do desenvolvimento do Espírito Santo”, pontuou.
De acordo com o diretor técnico, José Roberto Jorge, os avanços obtidos ao longo desses 12 anos são resultado do investimento contínuo em planejamento e qualificação técnica. “A atuação da agência é pautada por dados, estudos e critérios técnicos que orientam a tomada de decisão e permitem uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos, alinhada às necessidades do Estado”, ressaltou.
Já a diretora administrativa e financeira, Solange Malta, ressaltou a importância do fortalecimento institucional, para a consolidação da política pública de recursos hídricos. “A organização administrativa e financeira da Agerh, é essencial para dar suporte às ações finais, garantindo eficiência na aplicação dos recursos públicos, transparência nos processos e sustentabilidade das políticas desenvolvidas. Esse ano, tivemos um grande avanço, com a lei complementar 1108, que nos possibilitou reorganizar a estrutura organizacional da agência”, destacou.
Fortalecimento da governança das águas
Um dos principais avanços ao longo desses 12 anos foi o fortalecimento da gestão descentralizada e participativa, com apoio técnico e institucional aos Comitês de Bacias Hidrográficas. A atuação da Agerh contribui para ampliar o diálogo entre poder público, usuários de água e sociedade civil, promovendo decisões compartilhadas e alinhadas às realidades locais.
A Agência também tem investido na capacitação contínua de gestores, conselheiros e membros dos comitês, além de ações educativas voltadas à conscientização sobre a importância da água como bem público e recurso finito.
Planejamento e segurança hídrica
A Agerh tem papel fundamental no planejamento hídrico estadual, atuando na produção de dados, estudos e informações técnicas que subsidiam políticas públicas e ações preventivas frente a eventos extremos, como secas e cheias. O trabalho integrado com outros órgãos e instituições fortalece a capacidade do Estado em enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Compromisso com o futuro
Ao completar 12 anos, a Agerh reafirma seu compromisso com a gestão responsável e sustentável dos recursos hídricos, buscando soluções inovadoras, fortalecendo parcerias e aprimorando continuamente seus instrumentos de gestão. A trajetória construída até aqui reflete o empenho da instituição em garantir água em quantidade e qualidade para as atuais e futuras gerações de capixabas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Georgia Gonçalves
(27) 3347-6207 e 98154-5044
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES