13/03/2020 14h37 - Atualizado em 13/03/2020 14h38

Agerh entrega veículo ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu

O carro irá facilitar o deslocamento para reuniões e câmaras técnicas na região da bacia do rio, que nasce na região serrana do Estado e deságua em Vila Velha.

Atendendo a um pedido do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu (CBH Jucu) e com o objetivo de fortalecer a autonomia do órgão colegiado, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) entregou um veículo ao CBH na última quarta-feira (11).

O carro foi recebido pelo presidente do CBH Jucu, José Dalton Cardoso, na sede da Agerh, em Vitória. Com o veículo, os membros do comitê poderão se deslocar com mais facilidade para reuniões e câmaras técnicas na região da bacia do rio, que nasce na região serrana do Estado e deságua em Vila Velha.

O automóvel ano 2020 foi locado pelo valor mensal de R$ 1.118,42, e será pago pela Agerh por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), da Agência Nacional de Águas (ANA).

O Programa destina até R$ 500 mil por ano aos comitês, dependendo do cumprimento das metas. Cada comitê de bacia pode receber até R$ 50 mil anualmente para serem utilizados em suas atividades.

O Procomitês busca apoiar os colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) no aperfeiçoamento da capacidade operacional dos comitês de bacias hidrográficas. A iniciativa também visa a promover a capacitação de membros dos comitês e conselhos de recursos hídricos para reduzir assimetrias de conhecimento e organização entre os diferentes setores e segmentos representados nos colegiados.

Além disso, o Programa tem o objetivo de promover a comunicação para que a sociedade reconheça os comitês de bacias e conselhos de recursos hídricos como capazes de exercer suas funções nos sistemas nacional e estaduais de recursos hídricos. Outro objetivo é contribuir para implementação e efetividade dos instrumentos de gestão da água em prol da melhoria da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos.

Dez comitês de bacias do Estado já receberam seus veículos de trabalho: Itapemirim, Rio Novo, Benevente, Santa Maria do Doce, Guandu, Barra Seca e Foz do Rio Doce, Pontões e Lagoas do Rio Doce, São Mateus, Itaúnas e Itabapoana.

(27) 3347-6207|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com