16/02/2023 19h52 - Atualizado em 16/02/2023 20h03

Agerh realiza mapeamento aéreo na microbacia do Córrego Picadão

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) avança em mais uma etapa do Projeto Água na Medida, que incentiva o uso racional da água e a autogestão comunitária, por meio de pesquisa e inserção de tecnologia para manejo da irrigação.

Seguindo mais uma etapa do projeto, foi iniciado, nesta quinta-feira (16), na microbacia do Córrego Picadão, que fica no município de Laranja da Terra, um mapeamento aéreo com o uso de drone, veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente, com o objetivo de obter um detalhamento amplo e preciso de toda a microbacia.

O município de Laranja da Terra que também faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, é o segundo município do Estado a receber as ações e pesquisas do projeto Água na Medida. O primeiro foi Nova Venécia, na bacia hidrográfica do rio São Mateus, onde a ação foi desenvolvida na microbacia Córrego Frigério.

Com o mapeamento aéreo na microbacia do Córrego Picadão será possível conhecer de forma mais abrangente e detalhada todo o local, permitindo assim, a identificação dos pontos com a presença de água, áreas de reposição e todas as demais informações necessárias para o avanço das ações de melhoria na gestão de recursos hídricos da microbacia.

A coordenadora-chefe do Água na Medida, Silvia Soares, explica que com esse mapeamento será possível também realizar o levantamento planialtimétrico e do uso e ocupação do solo na microbacia e posteriormente, cruzar os dados do cadastro dos poços existentes na região, podendo assim, obter informações da posição do lençol de água subterrânea em relação ao terreno. Com essa metodologia testada e aprovada, outras regiões do Estado poderão também ser beneficiadas.

“Com o mapeamento aéreo será possível conhecer o uso e ocupação do solo, que vai auxiliar na definição de ações e práticas com o objetivo de promover o uso eficiente de recursos hídricos, beneficiando assim, toda a comunidade”, destacou o agente de desenvolvimento de recursos hídricos da Agerh, Pedro Murilo, que também acompanha o trabalho em campo do Projeto Água na Medida.

Para as ações do Projeto em Laranja da Terra, a Agerh conta com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Consórcio Público Rio Guandu (CPRG), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, Câmara Municipal e das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente de Laranja da Terra.

O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, ressalta que o mapeamento aéreo é mais uma ação dentro do Projeto Água na Medida e que vai contribuir com informações precisas e importantes no apoio à gestão de recursos hídricos.

“A Agerh tem atuado para utilizar as diferentes tecnologias, e o uso de drones vai auxiliar muito, pois com esse mapeamento aéreo diversas ações poderão ser desenvolvidas e realizadas na melhoria das condições hídricas na microbacia do Córrego Picadão”, pontuou Ahnert.

O mapeamento aéreo com uso de drone será realizado em toda a área da microbacia do Córrego Picadão que é de 1.700 hectares e a previsão de término do trabalho em campo é para o fim desse mês de fevereiro.

Projeto Água na Medida:

O Projeto incentiva o uso racional da água e a autogestão comunitária em comunidades de base agrícola e familiar, por meio de pesquisa e inserção de tecnologia para manejo da irrigação.

O Água na Medida foi iniciado no ano de 2021 na microbacia do Córrego Frigério em Nova Venécia, na bacia hidrográfica do rio São Mateus e no ano de 2022 o Governo do Estado oficializou a ampliação das ações do projeto para o município de Laranja da Terra.

Na oportunidade, o Governo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Agerh, também assinou um protocolo de intenções com a Ufes, com o objetivo de promover a cooperação acadêmica entre as instituições, para o uso racional da água na agricultura, segurança hídrica e desenvolvimento regional, entre outros eixos.

Kelly Badaró

Instagram: @meioambientees