Representantes dos usuários de água, do poder público e da sociedade civil organizada podem se candidatar.
Nessa quarta-feira (09), o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Guandu abriu processo eleitoral para membros da Plenária a ser formada para o mandato 2022-2026. As inscrições ficam abertas até o dia 04 de março no formato presencial e até o dia 06 de março no formato virtual (via formulário).
Clique aqui para conferir as regras do processo eleitoral.
O CBH representa a bacia de um dos afluentes do rio Doce no Espírito Santo, o rio Guandu, cuja área de drenagem abrange aproximadamente 2.145 quilômetros quadrados e quatro municípios capixabas: Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Brejetuba e Laranja da Terra. Podem se inscrever os usuários de água, representantes de empresas, do poder público e da sociedade civil organizada localizados na bacia.
O CBH Guandu é constituído por 12 membros titulares e 12 suplentes. A plenária é composta por quatro representantes do poder público, quatro representantes dos usuários de água (agricultores, indústrias, empresas de saneamento, empreendimentos etc.) e quatro representantes da sociedade civil organizada.
Os membros eleitos atuarão no quadriênio 2022-2026. Após a eleição, a nova plenária irá escolher a diretoria do CBH (presidente, vice-presidente e secretário executivo), que deve ter um representante de cada setor.
As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 06 de março, de forma virtual, por meio de um formulário. Os candidatos que necessitarem de apoio para preenchimento do formulário podem ir presencialmente até as seguintes instituições:
Afonso Cláudio - Consórcio Público Rio Guandu – Aos cuidados de Sueli Rosa Gardino. Avenida Presidente Vargas, 121, Sala 101, 1ª Andar, Bairro Centro, Afonso Cláudio – ES.
Laranja da Terra – Escritório local do INCAPER – Aos cuidados de Mariza Mercandele. Rua Raimundo Pereira, 18-B, Centro, Laranja da Terra – ES.
Brejetuba - Casa do Agricultor – Aos cuidados de Dineir Ribeiro. Avenida José Martinuzzo, 246, Centro, Brejetuba – ES.
Baixo Guandu – Secretaria Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – Aos cuidados de Adenaylson Francisco da Silva. Rua Carlos Fick, s/n, Bairro Operário - Baixo Guandu – ES.
Todas as informações, regras, datas, formulários e endereços estão na Deliberação Nº 001/2022 do CBH Guandu, publicadas no site da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Acesse aqui.
Comitês de Bacias Hidrográficas
Os Comitês de Bacias Hidrográficas funcionam como gestores das bacias. São órgãos colegiados normativos, deliberativos e consultivos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias). Os representantes são eleitos a cada quatro anos.
O CBH Guandu foi instituído por meio do Decreto nº 1901-R, de 13 de agosto de 2007, publicado no DIOES em 14 de agosto de 2007.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207|99935-0085
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES - Agência Estadual de Recursos Hídricos