Ciclo “Gestão da Água em Ação” teve início nessas quarta-feira (28) e quinta-feira (29), com a transmissão do Workshop de Enquadramento
A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizou, nas manhãs dessas quarta-feira (28) e quinta-feira (29), o primeiro evento virtual do Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”. A estreia do programa de capacitações e debates virtuais no canal da Agerh, no Youtube, foi marcada por um Workshop sobre Enquadramento de Corpos d’Água.
O conteúdo do workshop foi dividido em duas manhãs de transmissões ao vivo, que, ao todo, alcançaram mais de 400 pessoas.
No primeiro dia, os espectadores assistiram a palestras de contextualização sobre a elaboração e a situação dos processos de Enquadramento de corpos d’Água nas bacias hidrográficas, além da relação do instrumento com outros dispositivos de gestão da água e regularização ambiental.
No segundo e último dia, o workshop trouxe debates, práticas e experiências sobre Enquadramento, com destaque para a simulação de uma oficina de manifestação de vontades para definição do Enquadramento, conduzida pelas engenheiras ambientais Juliana Louzada e Andressa Minete, que participaram da elaboração do Enquadramento na região hidrográfica Litoral Centro-Norte. O momento prático trouxe mais qualidade e interação ao workshop.
Os Comitês Capixabas de Bacias Hidrográficas também participaram do evento, nesta quinta-feira (29), representados por Kleilson Rezende, do CBH Itaúnas, e Carina Prado, do CBH Itapemirim, que compartilharam as experiências locais para definição do enquadramento nas bacias.
Presentes nas duas manhãs de workshop, os especialistas em recursos hídricos, Antônio Eduardo Lanna e Paulo Renato Paim, participaram direto do Rio Grande do Sul, enriquecendo os debates, dividindo informações relevantes sobre os desafios do Enquadramento e respondendo às perguntas dos participantes do evento virtual.
O Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação” é uma realização da Agerh por meio da Gerência de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, responsável pela elaboração e acompanhamento dos Planos de Bacias Hidrográficas e Enquadramentos. Monica Amorim e Flavia Salim, respectivamente gerente e coordenadora de planejamento e pesquisa da Agerh, participaram de todo o evento, com palestras e contribuições.
“Nós conseguimos transmitir a experiência do processo de elaboração de propostas de enquadramento, a importância do instrumento para o planejamento, não só da área de recursos hídricos, mas também para a área de saneamento. Nossos convidados Paim e Lanna trouxeram uma visão bem realista sobre os desafios para o alcance das metas de qualidade pactuadas”, analisou Flavia Salim, que coordenou a elaboração do Enquadramento na região hidrográfica Litoral Centro-Norte.
Já Monica Amorim, idealizadora do Ciclo de Workshops, comemorou a estreia do “Gestão da Água em Ação” enaltecendo a possibilidade de reunir todos os convidados e palestrantes no evento: “mobilizar pessoas já é parte do processo de construção dos Planos de Bacia e dos Enquadramentos, e reunir a equipe, os CBHs, o Lanna e o Paim neste evento é uma satisfação enorme. Mostra como nossa experiência tem sido bem sucedida aqui no Espírito Santo.”
Enquadramento de Corpos d’Água no Espírito Santo
O Enquadramento de Corpos d’Água é um instrumento de gestão de recursos hídricos que consiste no estabelecimento de meta ou objetivo de qualidade da água (classe), a ser alcançado ou mantido em um determinado trecho hídrico, de acordo com os usos preponderantes pretendidos ao longo do tempo. O trabalho envolve várias etapas de estudos e participação social, por meio dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
No Espírito Santo, quase todas as bacias estão com seus enquadramentos definidos, com exceção das sub-bacias do rio Doce, que estão sendo novamente estudadas na revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Doce, coordenado pela ANA - Agência Nacional de Águas.
Nos últimos dois anos, a Agerh finalizou os processos de Enquadramento em seis bacias hidrográficas: Itabapoana, Itapemirim, Novo, São Mateus, Itaúnas e Litoral Centro-Norte.
Os trabalhos foram desenvolvidos numa metodologia considerada inovadora no Brasil, garantindo a participação da sociedade das bacias, tanto antes quanto durante a pandemia.
Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”
O objetivo do Ciclo de Workshops é compartilhar e multiplicar as experiências bem sucedidas da Agerh nos processos de elaboração dos Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos para as bacias e regiões hidrográficas do Espírito Santo.
O Ciclo terá pelo menos mais três workshops. O próximo está marcado para os dias 19 e 20 de maio e terá como tema os Planos de Recursos Hídricos. Os Workshops acontecem sempre no canal da Agerh no Youtube. > Inscreva-se no canal para não perder.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 e 99935-0085
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES