11/12/2017 11h01 - Atualizado em 11/12/2017 11h05

Diagnóstico é apresentado à Bacia do Rio Itaúnas

Usuários de água, representantes da sociedade organizada e do poder público se reuniram, nesta quarta-feira (06), para conhecer detalhes técnicos da elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Itaúnas. O encontro foi realizado no Parque Estadual de Itaúnas e teve o objetivo de apresentar o resultado do diagnóstico das condições de uso da água da bacia hidrográfica.

Durante a oficina os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) e demais participantes tiveram acesso aos dados referentes às disponibilidades e demandas hídricas, à qualidade da água, ao uso e ocupação do solo, eventos hidrológicos críticos, dinâmica socioeconômica, entre outros.

O Diagnóstico e o Prognóstico são as fases iniciais da elaboração do Enquadramento e do Plano de Recursos Hídricos, instrumentos importantes para o planejamento da bacia hidrográfica e na solução de problemas relacionados à gestão da água, visando à melhoria da qualidade e ao aumento da quantidade de água na bacia.

A secretária executiva do comitê, Simone Fernandes, destaca a importância de ter um olhar científico da bacia hidrográfica. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer a bacia que temos e a possibilidade de pensar na bacia que nós queremos, pois água hoje é sinônimo de desenvolvimento”, ressalta.

Planos de Bacias

O trabalho começou a ser elaborado em fevereiro deste ano e será concluído no início de 2018. Ele representa a primeira etapa de desenvolvimento do Enquadramento e Planos de Recursos Hídricos dos rios Itabapoana, Itapemirim, Itaúnas, Novo e São Mateus. Trata-se de um processo de planejamento no qual é necessário conhecer a realidade atual dos recursos hídricos da bacia e aspectos relacionados, visando definir ações para assegurar a disponibilidade de água com qualidade adequada aos usos pretendidos.

A presença de todos nas oficinas é fundamental, garantindo que este processo de gestão das águas seja participativo, compartilhado e descentralizado.

Confira as agendas e compareça!

07/12 – CBH São Mateus

08h30min – Associação Empresarial do Litoral Norte do ES Assenor – São Mateus