Governo do Estado do Espírito Santo
28/03/2022 12h00 - Atualizado em 28/03/2022 14h51

Governo do Estado lança Sistema de Alerta do rio Itapemirim

Desenvolvido pela Agerh, o SARI é capaz de calcular os riscos de inundação em Cachoeiro de Itapemirim.

O governador do Estado, Renato Casagrande, lançou, nesta sexta-feira (25), o Sistema de Alerta do rio Itapemirim (SARI), uma plataforma digital pública para monitoramento da vazão dos rios da bacia hidrográfica do Itapemirim, capaz de prever, com seis horas de antecedência, o risco de inundação na zona urbana de Cachoeiro de Itapemirim. O sistema está disponível no site: https://servicos.agerh.es.gov.br/sari/.

A plataforma foi desenvolvida de forma autônoma e inovadora pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), por meio das equipes do Núcleo de Geomática, Monitoramento e Tecnologia da Informação (Nutgeo) e da Gerência de Gestão e Infraestrutura Hídrica (GGIH). 

Com o SARI, moradores e órgãos de resposta, como a Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim, têm uma ferramenta de fácil acesso às informações sobre o comportamento dos rios, que contribuem para que o município se prepare com antecedência para eventuais inundações que possam ocorrer, tornando mais eficazes as ações de proteção e alerta.

Como o sistema é configurado em graus de risco representados por cores, qualquer pessoa poderá se beneficiar pelas informações disponíveis, contribuindo para a segurança da população e a transparência de dados, que antes ficavam escondidos em plataformas de difícil interpretação.

Grau Baixo | A faixa de aviso, na página inicial da plataforma, fica na cor verde e indica um Estado de Observação: Zona urbana de Cachoeiro de Itapemirim sem riscos de Inundação.

Grau Atenção | A faixa de aviso fica na cor amarela indica um Estado de Atenção: Zona urbana de Cachoeiro de Itapemirim com possível risco de Inundação.

Grau Alerta | A faixa de aviso fica na cor vermelha e indica um Estado de Alerta: Zona urbana de Cachoeiro de Itapemirim com alto risco de Inundação.

Em todos os graus, o SARI informa a previsão do nível em que estará o rio Itapemirim seis horas após a última medição da estação localizada em Pacotuba.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Fábio Ahnert, destacou que o SARI é o primeiro Sistema de Alerta desenvolvido com expertise do Governo do Estado, de maneira inovadora em nível nacional, porque trabalha com uma bacia hidrográfica menor.

“O que estamos fazendo hoje é um grande avanço e marca uma inovação do Estado do Espírito Santo. A maioria dos modelos hidrológicos de previsão de inundações é destinado a grandes bacias, a exemplo do Sistema de Alerta do rio Doce. Estes modelos também consideram as vazões em tempo real e o deslocamento da onda de cheia pela calha do rio, fazendo as previsões de chegada dos picos de inundação em certos pontos. A diferença é que, em rios menores, nós também temos um tempo mais curto de deslocamento da onda de cheia”, explicou Fábio Ahnert.

Ele ressaltou ainda que o Sistema de Alerta vai se aperfeiçoando ao longo do tempo, ficando mais preciso de acordo com os eventos das cheias, as mudanças na calha dos rios e com a instalação de mais estações de monitoramento na bacia. 

“Em distribuições normais de chuva na bacia, o SARI consegue capturar a relação entre o aumento de vazão e a elevação de nível do rio em Cachoeiro, apresentando os alertas de risco. Estamos entregando uma ferramenta de fácil entendimento, que ajuda o município a se preparar melhor para eventos das cheias do rio Itapemirim, diminuindo os impactos das inundações, e que só vai se aperfeiçoar daqui para frente”, pontuou o diretor da Agerh.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207 e 99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

Youtube: Agerh ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard