Governo do Estado do Espírito Santo
08/03/2019 16h56

Pesquisadores vão ajudar a elaborar o Plano de Recursos Hídricos dos rios de oito municípios do ES

Pesquisadores chegaram na Agerh na última quinta-feira (07)

As parcerias para a elaboração de Planos de Recursos Hídricos são inéditas no Brasil e estão sendo feitas de forma pioneira pelo Espírito Santo.

Logo depois do carnaval, chegaram à Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) 18 bolsistas que já iniciaram os trabalhos. Eles vão atuar na formatação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Litoral Centro Norte do Espírito Santo e nos manuais operativos dos documentos existentes.

A região é formada pelos rios Riacho, Piraquê-Açu, Reis Magos e Jacaraípe, que banham oito municípios capixabas: Aracruz e Fundão, além de parte dos municípios de Serra, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Santa Leopoldina e Santa Teresa.

É a primeira vez que a Região Hidrográfica Litoral Centro Norte vai receber um Plano de Recursos Hídricos e o Enquadramento de Corpos de Água. O trabalho deve durar cerca de um ano e meio e vai diagnosticar a situação atual e futura dos recursos hídricos da região, além das ações que precisarão ser feitas para melhorar as condições das águas. Já o Enquadramento visa estabelecer níveis de qualidade da água a serem alcançados em um prazo de 20 anos.

São dois instrumentos previstos na Lei das Águas importantes para a preservação do meio ambiente. O foco dos estudos são os rios Riacho, Piraquê-Açu, Reis Magos, Jacaraípe e seus respectivos afluentes, que passam pelos municípios de Serra, Fundão, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e Linhares.

As parcerias para a elaboração de Planos de Recursos Hídricos são inéditas no Brasil e estão sendo feitas de forma pioneira pelo Espírito Santo. Segundo a gestora de projetos da Agerh, Monica Amorim, a colaboração dos pesquisadores é fundamental. “Nós precisamos da experiência e principalmente dos dados que eles trazem da academia, a principal fonte de informações que temos no Espírito Santo sobre a qualidade da água e a ocupação do solo”, afirma.

Manual Operativo

Parte dos pesquisadores vai ajudar a elaborar um manual para apoiar a execução das ações dos nove planos de recursos hídricos já elaborados no Espírito Santo: Planos de Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo (PERH) e das bacias hidrográficas dos rios Benevente, Jucu, Santa Maria da Vitória, Itaúnas, São Mateus, Novo, Itapemirim e Itabapoana. Uma força para colocar em prática os trabalhos necessários para o cumprimento de metas que visam o uso racional e sustentável da água.

Os bolsistas foram selecionados por meio de dois editais, lançados em janeiro. Com 15 anos dedicados à pesquisa sobre a qualidade da água no Espírito Santo, Selena Lopes é uma das pesquisadoras contratadas. A doutoranda em engenharia ambiental vai atuar na elaboração dos manuais operativos. A ansiedade é grande. “Eu já faço pesquisas a nível de ensino desde a graduação, mas agora eu vou aliar à prática tudo que eu estudo há tanto tempo”, conta Selena.

Os projetos são executados pela Agerh em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação no Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Os manuais operativos serão financiados pelo Fundágua. O Plano de Recursos Hídricos do Litoral Centro Norte será elaborado com recursos do Estaleiro Jurong, como parte de uma condicionante ambiental prevista no licenciamento do empreendimento, instalado em Aracruz.  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)

Francine Leite

Tels.: (27) 3347-6207|99935-0085

asscom@agerh.es.gov.br

es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard