10/08/2017 14h01 - Atualizado em 10/08/2017 14h07

Plano de recursos hídricos é discutido em São Mateus

Com objetivo de apresentar as ações realizadas pelo projeto Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas, que teve início há 6 meses, nessa terça-feira (08), foi realizada a primeira reunião de acompanhamento com o comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Mateus, na Faculdade Vale do Cricaré, em São Mateus. O projeto é uma parceria da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Na oficina foram apresentados o detalhamento do cronograma de trabalho, os resultados preliminares da qualidade de água, da pesquisa socioeconômica realizada com os moradores da bacia hidrográfica e as ações da equipe de Comunicação e Mobilização Social.

Para a gerente da Agerh e coordenadora do projeto, Monica Amorim, com as informações levantadas a sociedade terá a oportunidade de conhecer a realidade da bacia hidrográfica. “Esse estudo irá subsidiar o planejamento da bacia que contempla o conhecimento da situação atual dos recursos hídricos além dos cenários de crescimento social e econômico”, ressalta.

Para Monica, com a construção do Plano de Recursos Hídricos, o comitê também terá um direcionamento de suas ações. “O comitê irá consolidar esse instrumento de gestão e criar diretrizes para outros como a outorga e cobrança de uso da água,” salienta.

Além da oficina no CBH São Mateus, as outras bacias participantes do Projeto também receberão a equipe de pesquisadores. Além disso, será realizado Ciclos de Debates abertos a toda a sociedade em conjunto com o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo.

Confira a agenda de reuniões de Acompanhamento do Projeto e Ciclo de Debates do PERH|ES já confirmada:

15/08 – CBH Novo

Vargem Alta