Governo do Estado do Espírito Santo
09/12/2021 16h49

Agerh anuncia mais de meio milhão de reais em investimentos na gestão da água

Anúncio foi feito durante reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Vitória.

Teve início, nessa quarta-feira (08), em Vitória, a 5ª Reunião do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, entidade que reúne 227 CBHs de todo o Brasil. 

Entre as entidades federais e estaduais, o Fórum Nacional reuniu representantes de 14 estados, depois de quase dois anos sem encontros presenciais. A reunião aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), em Vitória.

Na oportunidade, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), apoiadora do evento e órgão gestor de recursos hídricos no Estado, realizou entregas aos CBHs capixabas, somando mais de meio milhão de reais (R$ 615.919,72). Entre os Comitês de Bacia brasileiros, 14 estão no Espírito Santo.

O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, disse que o momento é significativo para quem atua no sistema de recursos hídricos. “É emocionante a gente fazer essas entregas e esse encontro presencialmente. Não dá para pensar em qualquer tipo de desenvolvimento hoje sem pensar na água. A espinha dorsal da gestão de recursos hídricos é a representação da sociedade, por meio dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Eles traduzem a essência da política de recursos hídricos, onde todo o processo decisório acontece”, acrescentou.  

Manuais Operativos

No encontro, houve a solenidade de entrega dos Manuais Operativos (MOps) dos Planos de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas dos rios Benevente, Jucu e Santa Maria da Vitória. Um investimento de R$ 400 mil na implementação de metas de conservação e recuperação da água, principalmente na Região Metropolitana de Vitória.

Os MOps são ferramentas complementares aos instrumentos de gestão de recursos hídricos, que orientam o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH), os órgãos gestores e os demais atores relevantes na execução das metas prioritárias dos Planos de Ações das bacias analisadas. 

Lançamento

Nessa quarta-feira (08), Agerh lançou o Livro "Planos de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas dos rios Itabapoana, Itapemirim, Novo, São Mateus e Itaúnas", escrito por uma equipe multidisciplinar de servidores e pesquisadores que atuaram no desenvolvimento dos cinco Planos de Bacia. 

A publicação tem 180 páginas e reúne as principais informações contidas nos documentos técnicos, entregues aos comitês de bacia (CBHs), em 2019, além de relatos sobre a metodologia inovadora de elaboração dos instrumentos. 

Equipamentos

A reunião do Fórum Nacional de CBHs marcou a entrega de mais kits de informática com notebooks, impressoras, projetores e outros dispositivos aos Comitês. Os equipamentos foram adquiridos pela Agerh com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), cujo repasse se dá mediante o cumprimento de metas.

A presidente do CBH Pontões e Lagoas do rio Doce, Dolores Colle, que recebeu o kit, destacou o incentivo aos Comitês, especialmente neste período. 

“Mesmo sem estrutura e com todas as dificuldades da pandemia, os CBHs seguem atuantes e mostrando resultados positivos, que fazem diferença na gestão de recursos hídricos. Então, o apoio do Estado é muito importante”, avaliou a representante da região hidrográfica.

A reunião ordinária do colegiado coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas seguiu até a tarde desta quinta-feira (09). Além dos pontos de pauta deliberados, o evento trouxe palestras relativas ao setor. 

Adriana Lustosa da Costa, do Ministério do Desenvolvimento Regional; Patrick Thomas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; e a gerente de Planejamento e Pesquisa da Agerh, Mônica Amorim, foram os especialistas convidados.

Reunião Técnica: Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e Agerh

Antes da abertura do encontro, o Fórum Nacional de CBHs esteve na sede da Agerh, em Vitória, onde reuniu a atual diretoria do colegiado e a nova chapa, que será empossada em 2022. Os membros foram recebidos por Fábio Ahnert e José Roberto Jorge, respectivamente o diretor-presidente e o diretor técnico do órgão estadual.

Na reunião de boas-vindas, realizada na manhã dessa quarta-feira (08), os representantes do colegiado atualizaram a situação do Fórum, o seu funcionamento durante a pandemia e apresentaram um diagnóstico dos CBHs brasileiros.

O presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH)), Hideraldo Buch, destacou a disponibilidade do Espírito Santo em sempre apoiar a vinda do FNCBH ao Estado.

Essa integração com a Agerh, com o Crea e demais parceiros é extremamente importante, porque a gestão da água não se faz sozinha e sim dentro de um sistema compartilhado. O Espírito Santo foi o local que a gente mais visitou nas duas últimas gestões, além do Ceará. Toda vez que o Fórum precisou estar aqui, o Governo do Estado nos deu apoio”, frisou Buch.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 e 99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard